24 projetos sociais recebem mais de 1 milhão de euros para apoiar pessoas vulneráveis

Prémio Solidário BPI Fundação ”la Caixa” 2025 apoia 24 projetos com 1 milhão de euros para promover inclusão e autonomia social.

Na foto: Grupo de representantes das instituições premiadas pelo BPI / Fundação La Caixa

O BPI e a Fundação ”la Caixa” atribuíram 1,05 milhões de euros a 24 instituições para promover inclusão, inserção laboral e vida autónoma de mais de 4 mil pessoas.

O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” distinguiram 24 projetos de instituições sociais na 10.ª edição do Prémio Solidário, atribuindo um total de 1 050 270 euros para apoiar mais de quatro mil pessoas em situação de vulnerabilidade extrema. A cerimónia de entrega decorreu na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Os projetos premiados abrangem várias regiões do país e incluem iniciativas de integração de migrantes e refugiados, apoio a novas mães, reinserção de pessoas em situação de sem-abrigo ou prostituição, programas para ex-reclusos e ações de capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica, jovens inativos e mulheres ciganas. Cada projeto recebe, em média, 43 761 euros para promover o desenvolvimento integral e a inclusão social, com foco na inserção laboral e na autonomia pessoal.

Desde o lançamento do Prémio Solidário, em 2016, já foram apoiados 232 projetos num valor acumulado de 8,6 milhões de euros, beneficiando mais de 45 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Este programa faz parte dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que em 2025 destinam um total de 5 milhões de euros às áreas da infância, solidariedade, envelhecimento ativo e capacitação, apoiando instituições privadas sem fins lucrativos que promovem a igualdade de oportunidades e a coesão social.

A seleção das candidaturas vencedoras envolve três fases: uma avaliação técnica inicial, a análise de um grupo de avaliadores voluntários do BPI e a decisão final de um júri presidido pelo sociólogo António Barreto. No total das 47 edições já realizadas desde 2010, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” atribuíram mais de 39,8 milhões de euros a 1 232 projetos, beneficiando cerca de 268 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Fundação ”la Caixa”, presente em Portugal desde 2018, investe anualmente 50 milhões de euros em programas de transformação social, educação, ciência, cultura e desenvolvimento sustentável. A parceria com o BPI tem consolidado um modelo de intervenção social que privilegia a proximidade, o impacto local e a inclusão das comunidades mais frágeis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

6 − three =