3 Pontos cruciais a considerar antes de abrir um negócio

Avalie o seu negócio antes de abrir a empresa
Foto: Pixabay

SERÁ QUE DEVO MESMO ABRIR?

Até a pessoa mais corajosa e otimista do mundo faz essa pergunta, então não fique achando que isso não é normal. Agora, o importante dessa questão é lembrar que não é só sobre dar o inicio, mas sim conseguir manter o negócio. Infelizmente é bem comum as pessoas não pensarem nesse “detalhe” que é justamente a parte mais importante do empreendedorismo.

EMPREENDER NÃO É APENAS COMEÇAR O NEGÓCIO

Por vezes as pessoas acreditam que empreender é só dar início ao negócio, mas isso é apenas uma parte. A ação mais difícil de todas, por sinal, é depois que começou, conseguir encontrar um jeito de manter o negócio vivo, funcionando e achar um mercado para ele.

Abaixo deixo algumas considerações fundamentais, que as pessoas muitas vezes esquecem, e que podem ajudar a perceber se vale mesmo a pena encarar a jornada empreendedora:

#1 – QUANTO PARA MANTER

Qual é entrada de receita que você precisar para o negócio se pagar? Isso é importante para saber qual é a meta que deverá ser atingida para que o negócio possa existir. Você precisa de começar tendo um objetivo em mente. Às vezes, ao se dar conta dessa meta a ser atingida, as pessoas percebem o quão difícil é alcançá-lo do jeito que estão construindo, mas essa perceção permite que se façam ajustes ou até mudança de planos.

#2 – QUANTO PODE SUPORTAR

É muito raro no início conseguir atingir a meta acima, então, até onde você pode ir para “segurar as pontas” até chegar ao ponto de equilíbrio? É difícil pensar sobre isso, pois começamos o negócio na espectativa de dar dinheiro, mas isso nunca é tão rápido. Muitas coisas acontecem até entrar na situação de um fluxo contínuo que paga as contas. Você tem a consciência clara de quanto pode aguentar perdendo?

#3 – COM QUEM PODE CONTAR

Quais são as pessoas que estarão de facto dedicadas ao seu negócio? Será que têm força suficiente para o negócio ficar de pé? Muitas vezes as pessoas começam pensando que algumas pessoas poderão ajudar mas depois acabam sozinhas ou com menos gente, quando mais precisam. A equipa é essencial para vencer. Veja quem de facto está consigo e se tem quem precisa.

NÃO É QUESTÃO DE APENAS ENTRAR NO JOGO, MAS DE FICAR LÁ

Essas 3 ideias ajudam a ter uma noção do que é necessário, não só para abrir, mas para ficar no jogo. Pensando sobre isso, você pode tomar melhores decisões sobre se deve começar, como começar, o que não fazer, o que precisa articular antes de decidir… Pensar nisso antes de iniciar o seu negócio, lhe dará muito mais solidez no que irá fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × two =