34% dos viajantes portugueses usam IA para reservar férias

Foto de Rawpixel.com em Freepik

A inteligência artificial está a transformar a forma como os portugueses planeiam as suas férias. De acordo com o Hospitality and Travel Report 2025 da Adyen, 34% dos viajantes em Portugal já utilizam ferramentas de IA para reservar experiências de verão, um aumento de 95% face ao ano anterior.

A tendência é visível em todas as gerações, com destaque para os Baby Boomers, cuja utilização da tecnologia aumentou 211%, e a Geração X, que registou um crescimento de 212%. No total, 35% dos inquiridos recorreram à IA para descobrir destinos, sendo a Geração Z (57%) e os Millennials (47%) os mais ativos. Para 54% dos Baby Boomers portugueses, a IA foi essencial para filtrar informação, eliminando o “ruído” das redes sociais, consideradas frustrantes por 71% dos viajantes.

“O uso da IA tornou-se essencial para hóspedes que procuram inspiração rápida e personalizada para destinos e itinerários. Os fornecedores de serviços de hotelaria estão a investir cada vez mais para responder a esta procura crescente”, sublinha Phil Crawford, Diretor Global de Hospitality da Adyen.

O estudo alerta também para os desafios do setor hoteleiro em Portugal, nomeadamente a fragmentação dos sistemas de pagamento, apontada por 67% dos retalhistas, e o aumento das tentativas de fraude, reportado por 36% dos fornecedores de alojamento no último ano. Para responder, a Adyen disponibiliza soluções de pagamento integradas e ferramentas de prevenção de fraude baseadas em IA, como o Adyen Uplift Protect, que reduz as regras de risco manuais em 86%.

Com quase metade das empresas de hotelaria em Portugal a acreditar que as ferramentas de pesquisa e automatização baseadas em IA irão transformar o setor já em 2025, a tecnologia afirma-se como peça central na personalização da experiência do hóspede e na construção de confiança nas transações digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 1 =