4 formas de chegar à audiência certa

Quatro dicas úteis para os gestores de marketing digital

Conheça as quatro dicas de marketing digital para melhorar a visibilidade do seu site e, dessa forma gerar mais oportunidades de negócio.

Diversifique meios e temas

A forma e os locais onde as pessoas procuram informação variam conforme o momento no processo de compra em que estão, o que faz sentido dado que para cada uma dessas etapas, estão à procura de respostas diferentes. Uma pessoa que acabou de compreender que tem um problema vai procurar perceber se pode ser resolvido e se vale a pena resolver, enquanto alguém que já está a ponderar opções, procura informação sobre como outras pessoas escolheram. Alguém que já esteja em fase de decisão pode estar a procurar referências sobre a sua empresa para atestar a sua credibilidade. A estratégia passa por diversificar os conteúdos abordados e disponibilizá-los em diversos meios, online e offline.

Diversifique os suportes

Nós temos três meios de representação preferenciais: visual, auditivo e cinestésico. Utilizamos os três, mas temos uma preferência natural por um, preferência essa que varia de pessoa para pessoa. Isto quer dizer que temos maior facilidade em reter a informação que recebemos dessa forma. Por exemplo, se estivéssemos numa ação de formação, um visual aprenderia com mais facilidade com o apoio de um powerpoint, enquanto ao auditivo bastaria ouvir o formador, e o cinestésico precisaria de viver a experiência.

Tendo isto em consideração, deve disponibilizar os seus conteúdos em suportes visuais como infográficos, e-books e artigos, em suportes auditivos como audio podcasts, em suportes cinestésicos como workbooks e versões trial, ou mistos como é o caso do vídeo.

Seja encontrado com facilidade

Não menospreze o SEO. A maioria das pessoas não passa da primeira página da pesquisa. Você passa? Vê o quê? Três ou quatro páginas? Possivelmente só o fará numa pesquisa mais exaustiva. Na pesquisa casual do dia-a-dia, raramente passamos dos primeiros resultados, que são pouquíssimos considerando que podem existir milhares de sites sobre o tema de pesquisa.

O algoritmo do Google é um dos segredos mais bem guardados, mas conhecemos o suficiente para perceber que os sites são apresentados em função da sua relevância para o assunto pesquisado. E a nossa relevância é influenciada pela dimensão do nosso património online e pela forma como o escrevemos e apresentamos no nosso site.

Promova o seu conteúdo

Se ainda não tem público precisa criá-lo. As ferramentas de publicidade como o Google Adwords, Facebook Ads ou o Linkedin Ads, permitem segmentar de uma forma muito precisa, as pessoas a quem o anúncio será apresentado, o que nos permite direcionar o investimento para a faixa de mercado que temos como o nosso cliente tipo e personalizar a mensagem.

Disponibilizar conteúdo relevante influência positivamente a sua credibilidade, e cria relações de confiança com o seu público. Mas para que isto seja possível precisa em primeiro lugar de conquistar visibilidade para o seu site. O foco deve ser facilitar todo o processo ao potencial cliente. Torne-se fácil de encontrar, fácil de ler ver e ouvir, e seja recompensado por isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 1 =