O Banco BPI e a Fundação ”la Caixa” atribuíram 1,4 milhões de euros a 40 projetos de instituições sociais no âmbito do Prémio Infância 2025. As iniciativas vencedoras vão apoiar cerca de 33 mil crianças e jovens, com o objetivo de quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e potenciar a família como eixo central da ação socioeducativa.
Na cerimónia de entrega, realizada no BPI All In One Lisboa, foi destacado o papel destas respostas sociais para combater a transmissão intergeracional da pobreza. Segundo o relatório Portugal Balanço Social 2024, da Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, apoiado pelo BPI e pela Fundação ”la Caixa”, em 2023 existiam mais de 346 mil menores pobres em Portugal.
Cada projeto vencedor receberá, em média, 35 mil euros. Entre as iniciativas distinguidas estão programas de inclusão de crianças migrantes, combate à discriminação, apoio a novas mães, cursos de parentalidade positiva, atividades terapêuticas com animais e projetos de desporto inclusivo.
Desde o lançamento do Prémio Infância, em 2019, foram já apoiados 234 projetos com um valor global de 7,8 milhões de euros, beneficiando mais de 77 mil crianças e adolescentes.
Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” contam ainda com as categorias Solidário, Seniores e Capacitar, num investimento global de 5 milhões de euros em 2025. A seleção dos projetos é realizada em três fases, com avaliação técnica, exame por avaliadores voluntários do BPI e escolha final por um júri presidido pelo sociólogo António Barreto.
No total, desde 2010, as diferentes edições destes prémios já atribuíram 38,7 milhões de euros a 1.208 projetos de inclusão social, apoiando mais de 264 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.