5 coisas que todo empreendedor precisa saber para vender nas redes sociais

Foto de Jeremy Bezanger no Unsplash

As redes sociais dominam grande parte do tempo em que as pessoas passam on-line. O que antes tinha uma função apenas de interação social, que as pessoas utilizavam para se conectar com seus amigos, hoje tornou-se um importante fator na tomada de decisão de compra de um indivíduo.

Sabe-se que as redes sociais causam grande influência no desejo de compra das pessoas e, basicamente, todo empreendedor já se fez a pergunta: como divulgar minha empresa na internet?

Se está com essa dúvida, continue a leitura pois preparámos 5 coisas que precisa saber para vender nas redes sociais. Confira!

Foto de Firmbee.com no Unsplash

1 – Conheça o seu público

Para usar a internet a seu favor e vender qualquer que seja o seu produto é preciso compreender o seu público-alvo. Querer impactar todo mundo é ingenuidade, além de impossível. Cada produto possui particularidades que atenderão a uma parcela dos consumidores, em detrimento das demais.

Portanto, estabeleça, de acordo com as caraterísticas e benefícios do seu produto, quem é o seu cliente ideal, descubra a faixa etária dessas pessoas, qual a profissão, os seus hobbies, ou qualquer informação que seja importante para o seu negócio.

Essas informações irão dar direcionamento para a sua comunicação e permitirão uma melhor segmentação para campanhas de marketing, além de o ajudarem a entender como vender os seus produtos pela internet.

2 – Conheça as redes sociais

Os perfis das pessoas que utilizam o TikTok e das que usam o Facebook são muito diferentes, isso significa que o tipo de conteúdo, além da comunicação utilizados para cada rede social, devem ser diferentes.

Seguindo a primeira dica, você já saberá onde a maior parte do seu público-alvo está concentrada. Portanto, invista mais energia nessa plataforma, porém não deixe de utilizar as demais, é sempre importante diversificar.

Além disso, é importante conhecer o funcionamento de cada rede social, afinal elas terão ferramentas e funcionalidades variadas além de distribuírem os conteúdos de forma diferente umas das outras.

Foto de Jose Pedro Ortiz no Unsplash

3 – Produza conteúdo

Agora que você já sabe o perfil do seu público-alvo e conhece as características das redes sociais, chegou a hora de produzir conteúdo de qualidade. Lembre-se de que as redes sociais não devem ser usadas como uma vitrina de produtos.

Crie conexão com quem acompanha suas páginas através de conteúdos relevantes, dando dicas relacionadas a sua área de atuação ou esclarecendo pequenas dúvidas sobre seu produto ou serviço, por exemplo. 

4 – Gere relacionamento

Invista na criação de relacionamento com as pessoas. É preciso garantir que os comentários ou mensagens enviadas sejam respondidas com agilidade e de maneira humanizada.

As redes sociais são ferramentas de relacionamento antes de mais nada e isso pode ser o diferencial para os seguidores se tornarem consumidores também.

Foto de Karsten Winegeart no Unsplash

5 – Monitore resultados

O seu principal objetivo on-line é vender e não ganhar seguidores, portanto, esteja atento aos indicadores que realmente importam. É preciso saber quanto do seu investimento está dando retorno e se as pessoas que visitam suas redes, ou site, estão realmente comprando, por exemplo.

Os indicadores vão ajudá-lo a entender qual estilo de conteúdo e horário costumam dar mais resultado, através do acompanhamento do número de cliques, compartilhamentos e outras informações.

Esses são alguns exemplos de como captar clientes pela internet, é importante que os empreendedores percam o medo de investir nas redes sociais. É preciso colocar em prática as suas ideias, ver o que dá certo e ajustar o que for preciso de acordo com a forma que seu público reagir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − 20 =