5 Estratégias para Fomentar a Produtividade Através da Satisfação no Trabalho

Foto de Andreas Klassen em Unsplash

A satisfação dos funcionários é cada vez mais reconhecida como um fator crítico para impulsionar a produtividade no ambiente corporativo. Um local de trabalho harmonioso e orientado para um propósito não só aumenta a satisfação dos funcionários, como também eleva significativamente a produtividade.

Ao Empreendedor, Adriana Percontini, Lead Project Manager na Zühlke em Portugal, apresentou as cinco formas de incrementar a produtividade no ambiente de trabalho através do fomento da satisfação dos trabalhadores.

“Quando os colaboradores se sentem valorizados e têm os seus objetivos profissionais alinhados com as aspirações pessoais, o envolvimento com o projeto e o rendimento tendem a acentuar-se. Acredito que a otimização dos processos é um esforço de equipa, e uma equipa orientada por um propósito onde os membros encontram significado no seu trabalho é o pilar de um local de trabalho produtivo e próspero”, explicou.

A Zühlke é uma empresa prestadora de serviços tecnológicos, estabelecida no Porto. Para Adriana Percontini, o segredo produtividade assenta num ambiente de trabalho positivo, focando na satisfação dos funcionários através de comunicação eficaz, reconhecimento, gestão eficiente da carga de trabalho, estabelecimento de objetivos claros e implementação de tendências modernas de satisfação.

Balão de pensamento foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

1 | Comunicação Eficaz

A comunicação clara e aberta é essencial para o bom funcionamento da equipa. Isto inclui não só fornecer feedback construtivo, mas também saber ouvir ativamente as preocupações e sugestões dos membros da equipa.

2 | Reconhecimento Aliado ao Crescimento

Reconhecer regularmente o bom trabalho dos colaboradores e apresentar oportunidades de crescimento são vitais para a satisfação e produtividade do talento. O sentimento de desvalorização ou de estagnação pode prejudicar significativamente a produtividade, pelo que o reconhecimento e o desenvolvimento de carreira devem ser prioritários.

3 | Gestão Eficiente da Carga de Trabalho

Estabelecer prazos realistas e gerir as expectativas dos clientes é crucial para aliviar a pressão desnecessária sobre os colaboradores. Isso assegura que a equipa se mantenha focada e produtiva sem se sentir sobrecarregada.

Visão de negócio ajuda a definir objetivos
Foto de rawpixel.com no Freepik

4 | Estabelecer Objetivos Concretos e uma Visão Clara

Fornecer uma visão clara e estabelecer objetivos do projeto à equipa é essencial para o trabalho conjunto fluir com mais facilidade. É importante sensibilizar a equipa para o contexto e para a forma como pode influenciar o valor que traz aos clientes e aos produtos a desenvolver em conjunto.

5 | Implementar Tendências de Satisfação da Equipa

As empresas que procuram adaptar-se aos tempos atuais estão a adotar tendências reconhecidas como eficazes para moldar a satisfação geral da equipa. Modelos híbridos de trabalho, integração de Inteligência Artificial generativa e outras tecnologias para otimizar processos, e o foco no bem-estar dos funcionários estão a reformular a abordagem das empresas à satisfação e produtividade dos funcionários.

Também Ana Mihajlovic, Lead Project Manager na Zühlke em Portugal, considera que “Capacitar e orientar a equipa para se tornar auto-organizada e de alto desempenho é essencial para o sucesso a longo prazo. Ao fomentar a autonomia e fornecer a formação necessária, os líderes ajudam os membros da equipa a desenvolverem competências críticas, assumirem responsabilidades e colaborarem de forma mais eficaz. Esta abordagem não só aumenta a produtividade, mas também promove um ambiente de trabalho mais motivador e satisfatório.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 − 1 =