5 Fatores a ter em conta se pretende atrair Talento Estrangeiro

Atrair talento estrangeiro
Jobbatical Founding Team - Ronald Hindriks, Karoli Hindriks, Ankur Agarwal

Salário competitivo, localização de sonho e cultura de trabalho positiva são os critérios preferenciais para atrair talento estrangeiro.

A ascensão do interesse e necessidade de realocar talento estrangeiro, quer para combater a escassez sentida em todos os setores, quer para tornar as organizações mais diversas e inclusivas culturalmente, marcam o novo panorama do mercado de trabalho.

Perante este novo cenário, a Jobbatical, plataforma tecnológica que gere a alocação de colaboradores para empresas estrangeiras, identificou para os leitores do Empreendedor os cinco principais fatores que tornam as empresas atrativas para os profissionais estrangeiros:

1 | Salário competitivo e benefícios

Oferecer um salário competitivo e um pacote de benefícios é crucial para atrair o melhor talento internacional. Isto inclui não só um salário justo, mas também cuidados de saúde, planos de reforma e outros benefícios que são importantes para o bem-estar de potenciais colaboradores.

2 | Desenvolvimento profissional

Muitos profissionais veem a mudança de país e de empresa como uma oportunidade para crescer e desenvolver as suas competências e carreiras. As empresas que oferecem programas de formação e desenvolvimento, bem como progressão, são mais propensas a atrair os melhores candidatos.

3 | Uma cultura de trabalho positiva

Uma cultura de trabalho positiva é a chave para atrair e reter talento de topo. As empresas que derem prioridade ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, transparência e flexibilidade destacar-se-ão para os profissionais estrangeiros.

Foto de Canva Studio em Pexels

4 | Cultura acrescentada vs cultura enraizada

Muitas empresas dizem estar a contratar profissionais que revelam fazer parte da cultura enraizada, o que na realidade significa contratar pessoas muito semelhantes. Como referiu Patty McCord, a antiga Chief People Officer da Netflix: “Contratar cultura enraizada é como contratar pessoas com quem se quer ir beber uma cerveja numa sexta-feira à noite”, enquanto “a cultura acrescentada diversifica a força de trabalho e o pensamento e, assim, ajuda a organização a crescer e evoluir”.

Segundo um estudo realizado pela empresa de consultoria ManpowerGroup, 92% das organizações acreditam que uma mão-de-obra diversificada é benéfica e 95% querem aumentar a diversidade nas suas equipas nos próximos 12 a 18 meses.

5 | Local de trabalho flexível

A localização de uma empresa pode ser um fator importante para atrair talento estrangeiro, mas representa apenas um dos lados da moeda. É o local de trabalho combinado com um modelo híbrido que faz diferença – deste modo, os profissionais podem combinar a sua vida profissional entre o escritório e a sua própria casa. O trabalho híbrido é a chave para reter e atrair talento.

Ao concentrarem-se nestes fatores-chave, as empresas podem posicionar-se como destinos atrativos para o melhor talento internacional, atraindo-o e, com os valores certos, mantendo-o em Portugal.

Fundada em 2014 como uma plataforma de recrutamento internacional pelos irmãos Karoli e Ronald Hindriks, a Jobbatical  realizou mais de 300 processos de realocação em Portugal durante o ano de 2022 e, globalmente, iniciou cerca de 6.000 casos de imigração de pessoas de 118 nacionalidades, deslocando-as para 22 países.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorUnbabel adquire alemã EVS Translations
Próximo artigoInnov Club debate desafios das Organizações
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 × three =