5 profissões e áreas mais procuradas pelas empresas em 2022

Foto de Mart Production em Pexels

O mundo do trabalho tem vindo a mudar ao longo dos últimos anos e tem sido acompanhado pela constante transformação das necessidades de contratação das empresas. Em 2022, continuou a surpreender e, ao contrário do esperado, não são as posições tecnológicas as que abriram mais vagas e precisaram de mais talento.

De acordo com dados do mais recente levantamento do Alerta Emprego, plataforma nacional que liga milhares de empresas e candidatos, entre o leque de profissões mais procuradas durante o ano que agora termina, é possível reunir um top 5, composto por diferentes áreas de atividade:

1. Apoio ao Cliente

Este cargo reúne tarefas de suporte antes, durante ou depois da compra online e potencia a melhor experiência dos clientes na sua relação com as empresas. Esta foi a vaga que verificou mais procura em 2022 e no leque das empresas a contratar estão, entre outras, a Manpower, a Teleperformance, a Armatis, a Sitel e Fujistu.

2. Funcionários de Loja

A segunda posição com mais procura em 2022 foi a de Funcionários de Loja. Entre as empresas que mais contrataram para esta área estão os CTT, Decathlon, Flying Tiger, IKEA, JYSK e Mercadona.

Foto de Amina Filkins em Pexels

3. Empregados de Mesa, Restaurantes e Hotéis

Com o regresso da normal atividade do turismo a Portugal, no período pós-pandémico, setores como o da restauração e hotelaria sentiram necessidade de voltar a contratar. Assim, Empregados de Mesa, Restaurantes e Hotéis, completam o top 3 de vagas mais procuradas em 2022, com as empresas que mais contrataram para esta função a serem, entre outras, o AP Hotels, Portugália, McDonald’s, Nosolo Itália e Plateform.

4. Comerciais/Vendedores

Não é segredo que as empresas precisam cada vez mais de se apresentar ao público com comerciais capazes de captar bons negócios e clientes. É por este motivo que os Comerciais e Vendedores ocupam a 4ª posição entre as profissões mais procuradas em 2022. Entre as empresas que mais contrataram para esta posição, estão a Acústica Médica, Ergovisão, NOS Empresas e a Securitas Direct.

Foto de Kampus Production em Pexels

5. Técnicos de Armazém

Para completar o top 5 das profissões mais procuradas em 2022 é possível encontrar cargo de técnico de armazém e entre as empresas que mais contrataram para esta posição estão a Rádio Popular, Aviludo, Vertente Humana e Clipouro. 

Além destas, destacaram-se ainda pelo seu volume de procura, no Alerta Emprego, oportunidades para Administrativos, Motoristas, Serralheiros, Gestores, Contabilistas, Eletricistas, Engenheiros, Técnicos de Marketing e Comunicação, Cozinheiros, Chefs e Pasteleiros e Técnicos de Recursos Humanos. Às anteriores, juntam-se ainda vagas para Programadores, Técnicos de Construção, Funcionárias de Limpeza, Designers, Mecânicos, Farmacêuticos, Técnicos de Estampagem, Técnicos de Desporto, Enfermeiros e Instaladores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × five =