5 Startups que desenvolvem soluções para ajudar no combate ao COVID-19

Imagem de luvqs por Pixabay

Quando o mundo para perante uma pandemia, é importante recordar a importância da investigação e consequente inovação. Também o papel das aceleradoras de startups é fundamental para apoiar as jovens empresas, nos estágios iniciais do desenvolvimento.

A BGI é uma aceleradora para a inovação em deep tech que, ao longo da última década, ajudou 143 startups a levantar mais de 210 milhões de euros. O seu portfólio conta com startups aceleradas por diferentes programas ligados às áreas da tecnologia, da sustentabilidade, da alimentação e da saúde. Muitas das startups aceleradas pela BGI nasceram de estudos e investigações académicas que contribuíram para o avanço da ciência.

A BGI identifica talento, ideias inovadoras e ajuda a transferir esse conhecimento para o mercado, de forma a responder às necessidades da população. Neste momento, em que a necessidade é combater a pandemia, algumas das empresas apoiadas pela BGI apresentam soluções que estão a ajudar os médicos e técnicos de saúde no combate ao COVID-19.

Conheça as 5 startups mais inovadoras, aceleradas pela BGI e cujos projetos estão a entrar nos hospitais:

#1 A ihcare oferece o “showercare”, solução inovadora para a higienização no leito de pacientes. Este tem recurso a água quente corrente, sem que seja necessário transferir o paciente para uma maca banheira ou para uma cadeira de banhos, diminuindo o tempo do profissional para esta atividade. Esta tecnologia toma particular relevo nesta altura uma vez que o sistema é um notável meio de redução e prevenção das infeções cruzadas associadas à saúde correlacionadas com a higienização, limitando o contágio de, por exemplo, COVID-19 entre pacientes do mesmo entidade hospitalar. Neste momento a ihcare está a negociar com o seu primeiro cliente, uma unidade hospitalar de renome em Portugal.

#2 A Delox está a desenvolver um sistema de bio-descontaminação para máscaras hospitalares descartáveis e outro equipamento de proteção individual. Em casos de carência grave deste tipo de equipamento, a implementação deste sistema tem por objetivo a promoção da reutilização deste material, após descontaminação. Esta empresa foi investida pela Hovione Capital, sendo a Hovione a protagonista durante a pandemia na confeção de desinfectantes. 

#3 A HealthTextiles desenvolveu um tecido inovador, o TorTex, para proteger os profissionais de saúde contra infecções. Este tecido antibacteriano, confortável, durável e sustentável, foi classificado de acordo com o Regulamento de equipamentos de proteção individual na UE e testado com sucesso pela SGS e Hoheinstein contra o staphylococcus aureos. A TorTex está a ingressar nos mercados alemão e português com o apoio do EIT Health para produzir material e equipamento médico, como batas, máscaras, lençóis para as camas de hospital, entre outras, prevenindo a transmissão do vírus.

#4 A Biodata Devices criou o Lifehub, uma solução completa e certificada para a monitorização de pacientes crónicos ou em situação complexa. Esta solução simples e acessível permite monitorizar sinais vitais e pode ser implantada em casa e em hospitais e ser utilizada por profissionais de saúde móveis, podendo ser utilizado para monitorizar os casos mais preocupantes que se encontram de quarentena em casa, especialmente para grupos de risco que possam viver sozinhos. O Lifehub está a ser comercializado na Europa com o apoio do EIT Health.

#5 A Neroes permite aumentar em 33% o controlo emocional em apenas 4 horas, o que possibilita a diminuição muito significativa dos níveis de ansiedade. Esta é uma solução cientificamente comprovada que ganhou recentemente o prémio de melhor inovação numa conferência científica internacional. A plataforma de treino reduz eficazmente a ansiedade sem qualquer efeito secundário tendo especial importância no contexto atual e consequentes implicações para a saúde mental. Esta é uma ferramenta poderosa para apoiar profissionais da saúde a combater este problema, com a vantagem de poder ser usada a partir de casa. Segundo a Organização Mundial de Saúde nesta situação de pandemia, o combate à ansiedade é mais importante do que nunca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven − five =