7 métodos para tornar uma equipa remota mais produtiva

Como motivar equipas de trabalho remoto

Cada vez são mais os profissionais a nível mundial que trabalham remotamente, pelo menos durante metade da sua semana de trabalho. Em muitas empresas já se tornou norma trabalhar com colaboradores que nunca se conheceu ao vivo.

Eis algumas dicas para gerir colaboradores no contexto de trabalho remoto.

1. Entre em contacto com os membros da equipa várias vezes ao dia

Independentemente da localização dos membros da sua equipa, as reuniões diárias podem manter-vos unidos e focados num objetivo comum. Deve certificar-se de que o seu superior e os restantes membros da equipa confiam em si e entendem o trabalho que está a fazer.

2. Use a tecnologia para criar confiança

Tente manter uma janela de conversação em grupo ou transmissão via câmara Web todo o dia. Isto ajuda a sua equipa a debater questões como se estivessem frente-a-frente, a fazer perguntas ou a desenvolver ideias. Em alternativa, um sistema automatizado de micro-reportação permite que todos os membros partilhem pequenos progressos – quando alguém termina uma tarefa, o grupo recebe um alerta. Desta forma todos se mantêm informados e permite-lhes comparar a sua própria produtividade em relação à dos outros.

3. Dê a cada membro da equipa a oportunidade de usar um espaço de trabalho profissional

Todos precisamos de um espaço de trabalho calmo, silencioso, o que nem sempre é possível ter em casa. Ter um espaço de trabalho à parte e fugir das distrações domésticas impulsiona a produtividade dos trabalhadores remotos. Um espaço de cowork próximo de casa pode ser uma boa alternativa ao escritório fixo.

4. Mantenha processos de trabalho e objetivos específicos

Para evitar que as pessoas fiquem isoladas quando estão a trabalhar remotamente, os processos operacionais específicos são uma necessidade. Tarefas como os procedimentos de validação, pontos de verificação de controlo de qualidade e objetivos diários devem ser mantidos constantemente sob vigilância. Considere rescrever novos contratos de trabalho para ajudar as pessoas a perceberem que estes processos devem ser incorporados em tudo o que fazem.

Um dos principais argumentos contra a implementação do trabalho remoto é o da confiança da gestão

5. Reunião frente a frente

Uma ou duas vezes por ano, junte toda a equipa de trabalho remoto para uma reunião ao vivo. Pode ser um dia de convívio da empresa, ou uma sessão de planeamento estratégico. Encontre um local para a reunião que seja mais conveniente para toda a equipa, ao invés de forçar todos os membros da equipa a deslocarem-se à sede.

6. Desenvolva o espírito de equipa

Organize uma sessão semanal de jogos online, promova regularmente uma noite de Trivial via Skype, ou, simplesmente, recorra às mensagens instantâneas para socializar e tratar de questões profissionais. O essencial mesmo é que a sua equipa remota não seja composta por desconhecidos.

7. Organize reuniões individuais

Um dos principais argumentos contra a implementação do trabalho remoto é o da confiança da gestão: segundo o relatório Gestão ao alcance de um braço, 54% afirmou que a administração está preocupada com a forma como os trabalhadores remotos utilizam o seu tempo. Promova reuniões individuais frequentes com o seu superior e relatórios diretos para revisão da produtividade, reporte os seus sucessos, ouça o feedback e defina o seu próximo conjunto de objetivos.

Como é a sua experiência de trabalho com uma equipa remota? Deixe o seu comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − 13 =