7 motivos para utilizar um ERP na sua empresa

ERP
Foto: Pixabay

Administrar uma empresa nunca é fácil. São muitas informações, conhecimentos, técnicas de setores completamente diferentes de atuação, e você deve saber um pouco de tudo para poder solucionar problemas e criar melhores formas de trabalho dentro do seu negócio. Outra opção é se cercar de profissionais experientes que façam esse trabalho, mas isso pode custar caro e mesmo assim, você como administrador deve sempre estar ciente dos acontecimentos e resultados da empresa.

 

Para aumentar as chances de sucesso da empresa é essencial que o empresário conheça os resultados, planeje as suas futuras estratégias, determine a alocação de recursos e investimentos, e para fazer tudo isso é preciso um acompanhamento de perto e com dados reais.

Mas a tecnologia chegou para ajudar os empresários, principalmente os de micro, pequena e média empresas, que possuem certa dificuldade em administrar todas essas tarefas presentes no seu dia-a-dia e normalmente não possuem recursos para a contratação de profissionais renomados. O ERP cloud pode ajudar muito a administração do seu negócio.

 

O que é um sistema ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de planejamento de recursos que está se tornando bastante comum entre as empresas. Através dele é possível interligar diversos dados de uma empresa e assim aumentar a sua produtividade, melhorar o fluxo de trabalho, diminuir os riscos de erros nos cadastramentos das informações e auxiliar o gestor na tomada de decisões importantes sobre o negócio.

O ponto-chave para entender o que é um sistema de ERP é a integração de sistemas e informações. Com ele, a sua empresa não necessitará mais de sistemas diferentes para cada setor como contabilidade, recursos humanos, controle de estoque, cadastro de clientes ou vendas. O sistema de gestão empresarial unifica todas essas informações em um único lugar facilitando bastante o dia-a-dia da empresa.

O ERP é um sistema de gestão empresarial que unifica diferentes sistemas de informação de uma empresa

Quais são os benefícios do sistema ERP para a empresa?

  1. Aumento da organização da empresa

Quando uma empresa possui processos ineficientes e informações descentralizadas certamente apresentará também um desperdício de recursos e redução de produtividade. Especialmente as empresas menores sofrem com essa desorganização.

O sistema ERP permite a automatização de alguns processos diários e centraliza informações, permitindo que as tarefas sejam realizadas em menor tempo, e que a sobra de tempo seja utilizada para atividades mais importantes.

  1. Centralização das informações

Quando uma empresa utiliza muitos sistemas internos que não se comunicam é perfeitamente possível acontecerem erros, pois as informações obrigatoriamente deverão ser unificadas para criar relatórios de desempenho. Sem falar no gasto desnecessário de tempo que essa tarefa exige. Esses erros podem ser responsáveis por decisões equivocadas que trazem prejuízos importantes para a empresa.

O ERP unifica todas as atividades em um único sistema reduzindo drasticamente as possibilidades de erros e, além disso, facilita a visualização das informações relevantes para a tomada de decisões importantes da empresa.

  1. Aumento na qualidade de atendimento aos clientes

O programa de controle de vendas e estoque normalmente oferece o recurso PDV Online que proporciona vendas mais rápidas e organizadas, com a escolha do método de pagamento desejado pelo cliente. Além disso, como o sistema ERP é integrado, ao efetuar uma venda automaticamente serão sensibilizados os controles de estoque e financeiro, já atualizando as informações necessárias.

  1. Segurança das informações

Um grande benefício proporcionado pelo sistema de gestão empresarial ERP é a segurança das informações nele cadastradas. Tanto o acesso restrito de funcionários às informações, quanto o seu armazenamento na nuvem garantem a segurança e a rápida percepção de qualquer problema, além disso, existe um sistema de banco de dados que realiza o backup automático das informações.

  1. Facilita a análise de resultados da empresa

Com todos os dados centralizados é muito mais simples gerar relatórios consistentes e realistas sobre os resultados da empresa. E dessa forma as tomadas de decisões necessárias se tornam mais fáceis tendo todas as informações disponíveis.

  1. Proporciona mobilidade à empresa

Por ser um sistema baseado na nuvem, os gestores têm acesso às informações cadastradas em qualquer horário ou lugar, sendo necessário apenas um equipamento eletrônico (computador, tablet ou smartphone) conectado à internet. Além disso, muitas empresas já oferecem aplicativos próprios que permitem o acompanhamento e cadastro das informações pelo telefone. Isso facilita a gestão da empresa mesmo durante viagens ou em horários não comerciais.

  1. Oferece excelente custo-benefício

Existem diversos modelos de sistema de gestão comercial ERP no mercado, alguns mais baratos e menos completos e outros que contemplam todas as necessidades de uma empresa. Considere a contratação de um software de automação comercial mais completo que atenda seu negócio em todos os aspectos, mesmo que o custo seja um pouco maior. Dessa forma você terá um serviço profissional com suporte adequado às suas necessidades.

Quando comparado aos benefícios trazidos para a empresa, o investimento por si só já é vantajoso, mas se considerar a médio ou longo prazo, o custo-benefício é ainda mais positivo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one + nine =