Book in Loop: projeto de Coimbra arranca operação em Espanha

Imagem de klimkin por Pixabay

Projeto de reutilização de manuais escolares chega a todo o território espanhol numa parceria com a rede de correios. Na primeira semana, a plataforma registou mais de 17 mil visitas, mais de 850 vendas e 700 reservas criadas.

A plataforma Book in Loop, que nos últimos anos deu uma nova vida a mais de 300 mil livros em Portugal, está agora disponível em Espanha para ajudar as famílias a reutilizar manuais escolares. Este é o primeiro passo na internacionalização da The Loop Co., a startup de base tecnológica que opera a partir de Coimbra e que desenvolve projetos na área da economia circular, inovação social e tecnológica.

Criada em 2016, a Book in Loop surgiu como uma solução inovadora de economia circular e desenvolveu, nos últimos quatro anos, um processo logístico e tecnológico para promover e auxiliar as famílias na reutilização de manuais.

No início de julho, o projeto aterrou em Espanha, onde está em funcionamento em todo o território continental, com mais de 1000 lojas da rede Corréos, onde é possível entregar os livros para serem vendidos na plataforma.

“Cedo percebemos que a problemática dos manuais escolares era idêntica em Portugal e Espanha: os livros são caros, são trocados com alguma frequência e as opções de reutilização são limitadas localmente. Pelas semelhanças entre os dois mercados, sempre foi um objetivo da The Loop Co. expandir a ação da Book in Loop para o país vizinho. É um passo que há muito esperávamos e que, a par de ajudar as famílias, reforça a nossa missão de promover um mundo cada vez mais sustentável”, explica Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co..

Imagem de DoroT Schenk por Pixabay

Apesar de ser o primeiro ano num mercado diferente, a empresa ambiciona atingir a meta dos 50 mil livros trocados já em 2020, que se traduzirá numa poupança de cerca de 600 a 750 mil euros para as famílias: “Estamos muito confiantes. Na primeira semana em Espanha, tivemos mais de 17 mil visitas, mais de 850 vendas e 700 reservas criadas. Ainda é cedo para antecipar balanços, mas são números fantásticos que parecem mostrar, para já, que os consumidores em Espanha entendem e gostam da nossa proposta de valor”, conclui o empreendedor.

A plataforma Book in Loop ficará igualmente ativa em Portugal, onde, apesar da gratuitidade dos manuais escolares para todos os alunos do ensino público, continua a ser uma alternativa para as famílias que optem pela reutilização, permitindo ainda poupanças de 50% na compra dos manuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + 19 =