Tiago Franco no Top 10 Melhores Empreendedores de 2021

Tiago Franco CEO Imaginary Cloud
Foto: Tiago Franco CEO Imaginary Cloud

Tiago Franco, CEO da Imaginary Cloud, foi distinguido como um dos 10 Melhores Empreendedores de 2021 pela Mirror Review Magazine. Esta distinção vem reconhecer não só as conquistas das empresas e dos seus líderes empreendedores como também dar visibilidade às estratégias disruptivas e inovadores que aplicam nas indústrias onde se inserem. A capacidade da Imaginary Cloud se manter à frente no seu setor de atividade coloca a tecnológica portuguesa num patamar de liderança excecional, inspirando muitas outras empresas e líderes do mercado. 

Em maio de 2010, Tiago Franco criou a Imaginary Cloud. Desde a sua fundação, a tecnológica portuguesa já trabalhou com mais de 200 empresas a nível global, nomeadamente, com clientes dos Estados Unidos, do Médio Oriente e da Europa. De momento, a Imaginary Cloud enfrenta um forte crescimento e o objetivo é duplicar a dimensão da equipa até ao final do ano.

Ao contrário do que temos testemunhado no último ano em muitos sectores, a indústria tecnológica tem sido cada vez mais procurada. De facto, a crise pandémica atuou como um catalisador que forçou a maioria das empresas a investir em projetos digitais, o que resultou no crescimento exponencial da procura de serviços profissionais altamente especializados. 

De acordo com o CEO, muitas empresas alcançaram – num ano – as metas de transformação digital definidas para uma década. Tendo isso em conta, Tiago afirma que “atualmente, a principal preocupação que temos é manter o ritmo. Por mês, temos aumentado o número de colaboradores entre 10 a 20% para responder rapidamente às necessidades do mercado”. 

Quanto à adaptação interna, a Imaginary Cloud mitigou com sucesso os desafios causados pela pandemia. Após terem reavaliado o seu plano financeiro e adaptado os seus objetivos à realidade, a empresa fez a transição para um modelo de trabalho remoto de uma forma simples e sem incidentes – o que não afetou o seu desempenho. Além de manter os seus atuais clientes, a Imaginary Cloud conseguiu ainda captar novos: “Tudo isto só foi possível porque já tínhamos uma boa infraestrutura e ferramentas adequadas, o que nos permitiu tomar as melhores decisões a longo prazo ”, acrescenta Tiago. 

Apesar do sucesso, é também importante sublinhar os desafios. Para Tiago Franco, uma das qualidades mais valorizadas num líder consiste em estabelecer um equilíbrio entre as necessidades da equipa e os objetivos pessoais. A indústria tecnológica exige, nos dias de hoje, um estilo de liderança bastante diferente daquele que era observado há uns anos atrás. Na verdade, não existem muitas indústrias que cresçam a um ritmo tão acelerado quanto o sector tecnológico, algo que representa um grande desafio para os seus líderes. 

A criação da Imaginary Cloud surgiu precisamente dessa necessidade de procurar respostas inovadoras e atuais. Tendo iniciado a sua carreira em projetos de software complexos e centrados na qualidade, Tiago rapidamente percebeu que estes estavam bastante expostos a erros humanos por não contemplarem as necessidades dos utilizadores. No entanto, o reverso acontecia nas empresas: focavam-se nos utilizadores mas careciam de qualidade. Com o objetivo de conciliar o melhor dos dois mundos, Tiago decidiu deixar o seu antigo emprego e, um dia depois, fundou a Imaginary Cloud para fornecer serviços que combinavam usabilidade e qualidade: “no dia anterior era gestor de projetos e no dia seguinte CEO”.

Hoje, a tecnológica portuguesa é reconhecida internacionalmente por melhorar a forma como os produtos digitais são concebidos e disponibiliza quatro serviços para tal: UX Audit, Staff Augmentation, Web & Mobile App Development e UX/UI Design. Até ao final do ano, a Imaginary Cloud pretende ainda lançar um novo serviço: Data Science & Artificial Intelligence. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

5 + twelve =