Dia Mundial da Internet: Estar offline é perder mercado, alerta E-goi

Com quase 70% da população mundial ligada à internet, a presença digital tornou-se um requisito estratégico para empresas que querem crescer.

Foto de Leon Seibert no Unsplash

No Dia Mundial da Internet, que se assinala neste 17 de maio, Marcelo Caruna, head de marketing da E-goi deixa um aviso claro: já não é possível crescer sem estar online. A data, que assinala o impacto da internet na sociedade e nos negócios, ganha nova relevância face aos dados mais recentes: 69% da população mundial – mais de 5,5 mil milhões de pessoas – está atualmente ligada à internet, e 63% das jornadas de compra têm início no meio digital, segundo o relatório Digital 2024 da DataReportal.

Em Portugal, os números são ainda mais expressivos, com 89% da população a utilizar a internet, especialmente através de dispositivos móveis. Neste contexto, a presença digital deixou de ser uma vantagem competitiva para se tornar numa condição essencial à sobrevivência e crescimento empresarial.

“O digital não é uma tendência: é a realidade do consumidor e das marcas. A internet tornou-se o canal mais importante para as empresas se ligarem aos seus clientes e crescerem”, afirma Marcelo Caruna, da E-goi, a plataforma portuguesa de automação de marketing omnicanal e inteligência artificial.

O crescimento do investimento em publicidade digital acompanha esta transformação. De acordo com o Statista, o mercado global nesta área regista uma taxa média de crescimento anual entre 10% e 11%, refletindo o esforço das marcas em destacar-se num ecossistema cada vez mais saturado.

A E-goi tem apoiado empresas de diferentes setores a construir estratégias de comunicação mais inteligentes, combinando automação com IA e personalização, numa lógica multicanal que integra email, SMS, WhatsApp e notificações web. “Hoje, personalizar a experiência é essencial para criar ligações reais e duradouras com o público”, reforça Caruana.

Mais do que uma celebração simbólica, o Dia Mundial da Internet é um lembrete urgente: o digital é o presente. E quem não está online, está a perder relevância — e clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five × 1 =