No Dia Mundial da Internet, que se assinala neste 17 de maio, Marcelo Caruna, head de marketing da E-goi deixa um aviso claro: já não é possível crescer sem estar online. A data, que assinala o impacto da internet na sociedade e nos negócios, ganha nova relevância face aos dados mais recentes: 69% da população mundial – mais de 5,5 mil milhões de pessoas – está atualmente ligada à internet, e 63% das jornadas de compra têm início no meio digital, segundo o relatório Digital 2024 da DataReportal.
Em Portugal, os números são ainda mais expressivos, com 89% da população a utilizar a internet, especialmente através de dispositivos móveis. Neste contexto, a presença digital deixou de ser uma vantagem competitiva para se tornar numa condição essencial à sobrevivência e crescimento empresarial.
“O digital não é uma tendência: é a realidade do consumidor e das marcas. A internet tornou-se o canal mais importante para as empresas se ligarem aos seus clientes e crescerem”, afirma Marcelo Caruna, da E-goi, a plataforma portuguesa de automação de marketing omnicanal e inteligência artificial.
O crescimento do investimento em publicidade digital acompanha esta transformação. De acordo com o Statista, o mercado global nesta área regista uma taxa média de crescimento anual entre 10% e 11%, refletindo o esforço das marcas em destacar-se num ecossistema cada vez mais saturado.
A E-goi tem apoiado empresas de diferentes setores a construir estratégias de comunicação mais inteligentes, combinando automação com IA e personalização, numa lógica multicanal que integra email, SMS, WhatsApp e notificações web. “Hoje, personalizar a experiência é essencial para criar ligações reais e duradouras com o público”, reforça Caruana.
Mais do que uma celebração simbólica, o Dia Mundial da Internet é um lembrete urgente: o digital é o presente. E quem não está online, está a perder relevância — e clientes.