A Fundação ”la Caixa” anunciou um novo plano estratégico que prevê investir mais de 4.000 milhões de euros até 2030, com o objetivo de impulsionar a transformação social e responder aos grandes desafios contemporâneos. A estratégia, sob o mote Acreditar para transformar, assenta em três eixos: ação social, investigação e bolsas, e cultura.
O orçamento anual da fundação crescerá progressivamente até atingir os 800 milhões de euros em 2030. Em 2025, o orçamento já atinge os 655 milhões — o mais elevado da história da instituição. Cerca de 60% dos recursos serão alocados a projetos sociais.
Isidro Fainé, presidente da Fundação, sublinha que “a Fundação sempre se manteve fiel à sua vocação de serviço à sociedade e às pessoas em situação de maior vulnerabilidade”. O plano também reforça a coordenação estratégica com a CriteriaCaixa, que assegura a gestão dos investimentos do grupo.
Transformação com base em três eixos
No campo social, a Fundação vai reforçar programas como o CaixaProinfância, Incorpora, Reincorpora e iniciativas de apoio a idosos, saúde, educação e cooperação internacional. Em Portugal, estão previstos 50 milhões de euros para projetos em 2025.
Em investigação, destaca-se o CaixaResearch Institute, centro internacional dedicado à imunologia, a par do apoio a projetos científicos e de inovação em saúde, ciências sociais e educação. A fundação já apoiou mais de 200 projetos científicos desde 2017, com 50 startups criadas e 128 patentes registadas.
No setor cultural, a rede CaixaForum será ampliada, com novas infraestruturas como o CaixaForum Málaga, o CaixaForum Tenerife e o ArtStudio em Barcelona. Em 2024, os centros culturais da fundação receberam mais de 3 milhões de visitantes. O CaixaForum+ já soma 270 mil subscritores.
Além das áreas estratégicas, a Fundação estudará novas linhas de ação como sustentabilidade ambiental, saúde mental e longevidade. A internacionalização será também reforçada, com o objetivo de partilhar conhecimento, colaborar com outras fundações europeias e ampliar o impacto global.