O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe esta quarta-feira, dia 9 de julho, a final nacional da 9.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, que premeia a inovação alimentar sustentável. Oito equipas finalistas, compostas por 77 estudantes de 10 instituições de ensino superior, vão apresentar propostas de produtos ecoinovadores que promovem a economia circular no setor agroalimentar.
Os projetos em competição — que incluem categorias como snacks, bebidas, molhos, cremes vegetais ou chocolates — foram selecionados entre 20 candidaturas. A equipa vencedora irá representar Portugal na competição ECOTROPHELIA Europe, que decorre nos dias 7 e 8 de outubro, durante a feira ANUGA, na cidade alemã de Colónia.
O evento conta com um júri multidisciplinar e desafia os participantes a defender a viabilidade económica e o valor acrescentado das suas propostas, incluindo design, embalagem e plano de marketing. Além do prémio principal, serão atribuídas distinções complementares que incluem consultoria estratégica e de design, apoio à incubação e prémios para o melhor perfil nutricional.
A sessão integra ainda, pelas 14h30, a apresentação do projeto “Roteiro para a Descarbonização do Setor Agroalimentar”, liderado por um consórcio que inclui a PortugalFoods, e que propõe medidas para reduzir as emissões e aumentar a eficiência no setor.