O Marketplace de objetos especiais Catawiki revelou ter bloqueado mais de 10 milhões de euros em produtos contrafeitos ao longo de 2024, um aumento de 20% face a 2022. Em Portugal, a plataforma travou a entrada de quase 250 milhões de euros em produtos falsificados, destacando-se pela rejeição de artigos como malas, acessórios de moda, vestuário, artigos desportivos e itens de coleção da Disney.
A equipa de especialistas internos da Catawiki detetou ainda um forte crescimento na contrafação de moedas (+190%), joias (+50%) e calçado de marca (+18,57%). Entre os objetos mais rejeitados em Portugal estiveram malas (11,37%), artigos de futebol (10,19%) e desportivos (8,38%).
Segundo Ravi Vora, CEO da Catawiki, “temos tolerância zero para contrafações e combinamos conhecimento humano com tecnologia para proteger compradores e garantir autenticidade”.
Com um sistema de verificação digital e apoio de especialistas, a Catawiki assegura elevados padrões de qualidade e proteção ao consumidor, com apenas 0,02% dos artigos vendidos a serem cancelados por falta de autenticidade.