A Goparity atingiu um novo marco ao ultrapassar os 50 milhões de euros investidos em projetos de impacto sustentável. Desde 2017, a plataforma financiou 409 projetos em 21 países, com a participação de mais de 55 mil utilizadores. Só em Portugal foram mobilizados 25,7 milhões de euros, seguindo-se a Colômbia (9,1 milhões) e Espanha (2,8 milhões).
A fintech portuguesa, especializada em investimento sustentável, já devolveu mais de 17 milhões de euros em capital e juros a investidores. Entre os projetos apoiados estão iniciativas nas áreas da energia renovável, economia azul, agricultura sustentável, uso responsável do solo e inclusão social. Estima-se que o impacto gerado pelos projetos evite cerca de 30 mil toneladas de CO₂ por ano e beneficie diretamente mais de 86 mil pessoas.
Segundo Nuno Brito Jorge, CEO da Goparity, “estas conquistas comprovam a maturidade do nosso produto, mas não perdemos de vista a missão de financiar projetos mais pequenos que de outra forma não teriam acesso a financiamento”.
Em 2024, a startup ultrapassou 1 milhão de euros em receita e iniciou 2025 com uma ronda de financiamento de 2,9 milhões de euros, envolvendo investidores institucionais e mais de 800 membros da comunidade. Com o objetivo de atingir 100 milhões de euros investidos até 2027, a Goparity prepara-se para reforçar operações em Portugal, Espanha, Colômbia e Canadá.