De acordo com um inquérito conduzido pela Católica Lisbon School of Business & Economics em parceria com a Bolt, os serviços de TVDE são amplamente reconhecidos pelos portugueses como um contributo relevante para a segurança nas estradas. Para 58% dos inquiridos, o impacto é “significativo”, sobretudo na prevenção de acidentes relacionados com álcool e fadiga.
A perceção de segurança associada a estas plataformas tem influência direta no comportamento dos utilizadores: 48% afirmam ter escolhido um TVDE por se sentirem mais seguros, 31% para evitar conduzir cansados e 27% para não conduzirem após consumir bebidas alcoólicas.
Segundo Mário de Morais, responsável de ride-hailing da Bolt em Portugal, “os dados são claros: os portugueses confiam nos TVDE quando a segurança está em causa, seja para si ou para proteger os outros”.
A segurança é especialmente valorizada no contexto noturno. Nove em cada dez utilizadores sentem-se seguros ao recorrer ao serviço após uma saída à noite, sendo esta perceção mais acentuada entre pessoas com maior grau de escolaridade. Metade dos inquiridos já usou uma app de mobilidade para garantir que outra pessoa chegava a casa em segurança — 33% fazem-no sempre, 18% frequentemente.
O inquérito nacional, realizado em maio a mais de 600 adultos, revela ainda que 32% dos portugueses utilizam TVDE regularmente. O serviço tem maior adesão entre as mulheres (58%) e adultos com menos de 45 anos, sendo a conveniência (58%), a acessibilidade (31%) e a ausência de viatura própria (25%) os principais motivos de utilização.