Incerteza no comércio global trava intenções de contratação em Portugal

Quase metade das empresas em Portugal diz que a incerteza no comércio global está a influenciar negativamente as suas decisões de contratação, revela o mais recente estudo do ManpowerGroup.

Foto de Bilion Photos em Freepik

A instabilidade no comércio internacional, agravada pela imposição de tarifas sobre importações da União Europeia por parte dos EUA, está a afetar a confiança das empresas na contratação de novos trabalhadores. Em Portugal, 44% dos empregadores admitem que esta incerteza está a impactar as suas decisões, segundo o ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o terceiro trimestre de 2025.

O impacto é mais sentido pelas médias empresas (49%) e pelas grandes organizações com mais de 5.000 colaboradores (48%). Também as empresas com entre 1.000 e 5.000 trabalhadores apresentam níveis de preocupação acima da média (45%). Em contraste, as microempresas e pequenas empresas registam um impacto mais reduzido, com 36% e 40%, respetivamente.

Setorialmente, os Serviços de Comunicação lideram a perceção de impacto (50%), seguidos pelos setores de Bens e Serviços de Consumo e Finanças e Imobiliário, ambos com 49%. As Tecnologias de Informação destacam-se por ter a maior percentagem de empresas que sentem um impacto significativo — uma em cada quatro. Transportes, Logística e Automóvel, bem como Cuidados de Saúde e Ciências da Vida, surgem também acima da média, com 44%.

Menor impacto é registado nos setores de Energia e Utilities (38%) e Indústria Pesada e Materiais (37%). Globalmente, no entanto, são precisamente as empresas de Energia e Utilities as mais afetadas, com 67% a reportar impacto nas intenções de contratação, seguidas por Serviços de Comunicação, Tecnologias de Informação e Transportes, todos acima dos 65%.

A América do Norte é a região mundial onde esta incerteza mais pesa nas decisões de contratação (66%), seguida pela América Latina (64%) e pela Europa, Médio Oriente e África (62%).

O estudo do ManpowerGroup baseia-se em respostas de mais de 40.600 empregadores em 42 países, refletindo uma tendência global de cautela nas decisões de recrutamento num cenário económico em rápida transformação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 1 =