Nova plataforma com IA quer reduzir urgências frequentes no SNS

A plataforma HUMAI vai usar IA para identificar utentes com uso excessivo das urgências, ajudando a personalizar cuidados e a aliviar a pressão sobre o SNS.

Foto de Wave Brake Media-micro em Freepik

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS), a NOVA FCT e o Value for Health CoLAB estão a desenvolver a plataforma digital HUMAI, com o objetivo de combater a sobreutilização das urgências no Serviço Nacional de Saúde. Com recurso a Inteligência Artificial, o projeto visa identificar precocemente os utentes com maior risco de se tornarem utilizadores frequentes, permitindo uma intervenção personalizada e centrada nas suas necessidades.

O HUMAI – High Users Management with AI – parte da experiência bem-sucedida do Grupo de Resolução de Utilizadores Muito Frequentes (GRHU), criado em 2016, que conseguiu reduzir em 51% os episódios de urgência e internamentos e em 44% os custos associados a estes utentes, segundo dados de 2021.

Agora, o objetivo é escalar o modelo para todo o país, através de algoritmos preditivos e ciência de dados, tornando o acompanhamento mais eficiente e sustentável. A nova plataforma integrará dados clínicos com o apoio de equipas multidisciplinares, visando melhorar o desempenho do SNS e reforçar o foco nos cuidados preventivos.

“O GRHU tem apresentado um impacto muito positivo e com este novo projeto poderá ver aumentada a sua eficácia”, destaca Pedro Correia Azevedo, presidente da ULSAS. “O HUMAI, atuando de forma preventiva, permitirá melhorar os cuidados prestados e otimizar a resposta do Serviço de Urgência do Hospital Garcia de Orta.”

Ana Londral, diretora do Value for Health CoLAB e professora na NOVA FCT, sublinha que “este projeto demonstra que a IA pode e deve estar ao serviço das organizações públicas, com soluções baseadas em dados nacionais e orientadas para a eficiência.”

O projeto é financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoio do programa NextGenerationEU e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da iniciativa “Ciência Mais Digital”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven − seven =