Livro “Building Creative Machines” propõe adoção prática da IA nas empresas

A IA Generativa poderá acrescentar mais de 3% ao PIB nacional, mas a adoção por parte das empresas portuguesas continua lenta. Um novo livro propõe um modelo prático para acelerar a integração desta tecnologia nos negócios.

Na foto: Gonçalo Perdigão, Filipa Matos Baptista e João Santos Pereira mostram o livro de que são coautores

A Inteligência Artificial Generativa poderá ser responsável por uma das maiores transformações económicas da próxima década em Portugal. Segundo estimativas da McKinsey, o seu impacto na produtividade pode ultrapassar os 3,1% do PIB, com efeitos esperados em mais de 320 mil postos de trabalho. No entanto, a integração desta tecnologia nas empresas portuguesas ainda enfrenta um ritmo lento e assimetrias na qualificação da força de trabalho.

É neste contexto que surge Building Creative Machines, uma obra que propõe o modelo GAIA – Generative AI Accelerator – para ajudar líderes empresariais a aplicar a IA Generativa de forma ética, eficiente e estratégica. Da autoria dos especialistas portugueses Gonçalo Perdigão, Filipa Matos Baptista e João Santos Pereira, o livro oferece um manual prático para capacitar equipas, redesenhar processos e capturar valor económico com base nesta tecnologia emergente.

“Estamos perante um novo paradigma. A IA Generativa está a redefinir o papel humano na criação. A verdadeira questão é saber quão preparados estamos para reinventar os nossos modelos de negócio”, afirma Gonçalo Perdigão, cofundador da Algorithm G.

Na foto: Livro Building Creative Machines

Com prefácio de Agnes Heftberger, CEO da Microsoft na Alemanha e Áustria, o livro inclui estudos de caso em setores como a saúde, agricultura, moda e mobilidade, bem como entrevistas com líderes da Amazon, Google, Microsoft, Anthropic, TikTok e Harvard. A obra está já disponível na Amazon, em formato físico e digital, e é complementada por uma plataforma online com conteúdos atualizados e entrevistas.

Building Creative Machines posiciona-se como uma ferramenta essencial para decisores e criativos que pretendem transformar a IA Generativa numa vantagem competitiva, contribuindo para uma economia mais inovadora e preparada para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 + fourteen =