Equipa da NOVA FCT conquista 2.º lugar no desafio da Amazon

Modelo de linguagem da NOVA FCT vence segundo lugar no Amazon Nova AI Challenge, recebendo 100 mil dólares e destacando a inovação da IA portuguesa.

Na foto: equipa portuguesa Team RedTWIZ, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

O modelo de linguagem da NOVA FCT garantiu o segundo lugar no Amazon Nova AI Challenge, competição universitária internacional promovida pela Amazon para incentivar soluções inovadoras de Inteligência Artificial generativa. A equipa portuguesa, Team RedTWIZ, é liderada pelos investigadores David Semedo e João Magalhães, do departamento NOVA LINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Na final da competição, que decorreu a 26 e 27 de junho, na Califórnia, a equipa da NOVA FCT enfrentou outras três universidades finalistas num torneio concebido para testar a robustez e segurança de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) contra ataques cibernéticos.

A competição, iniciada em janeiro com dez universidades selecionadas, procurava responder a um desafio crítico: será possível criar assistentes de programação baseados em IA que sejam simultaneamente úteis e seguros?

A equipa portuguesa recebeu 100 mil dólares como prémio, além dos 200 mil dólares atribuídos a todas as equipas participantes para desenvolvimento da solução. Segundo João Magalhães, “a conquista da segunda posição reforça a qualidade da investigação científica da NOVA FCT e a inovação dos nossos alunos”.

Esta é a terceira participação da NOVA FCT em desafios da Amazon. Em 2023, venceu o Alexa Prize TaskBot Challenge 2, conquistando o primeiro lugar e um prémio de 500 mil dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 5 =