O Governo de Espanha propôs esta semana a criação de uma Aliança Ibérica para a habitação, após visita oficial de Iñaqui Carnicero, Secretário-Geral da Agenda Urbana, Habitação e Arquitetura, ao campus do dstgroup, em Braga. O objetivo é aprofundar a cooperação entre Portugal e Espanha na área da construção industrializada e dar resposta, com escala e inovação, à crise habitacional que afeta ambos os países.
Durante a visita, Carnicero conheceu os projetos de construção modular liderados pela nova marca do grupo bracarense, a ZETHAUS, incluindo o Living Lab em parceria com a equipa de Norman Foster, bem como duas unidades industriais em construção com assinatura de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. A colaboração com três vencedores do Prémio Pritzker demonstra a aposta do dstgroup numa industrialização que não abdica da excelência arquitetónica.
“A experiência do dstgroup representa um modelo exemplar”, afirmou Carnicero, sublinhando que “é o momento certo para impulsionar uma aliança ibérica a favor da construção industrializada”, baseada em inovação tecnológica, compromisso social e qualidade arquitetónica.
A visita também serviu para debater a criação de um Instituto Ibérico da Construção Industrializada e o contributo do setor para aumentar a oferta habitacional, nomeadamente através da reconversão de infraestruturas como bases de vida para trabalhadores deslocados e emigrantes.
Para José Teixeira, presidente do dstgroup, esta nova visão representa “mudar o carro térmico para o carro elétrico” da indústria da construção, apostando em soluções rápidas, ecológicas, acessíveis e integradoras.
A iniciativa posiciona a Península Ibérica como polo de inovação na habitação a nível europeu, alinhando política pública, excelência arquitetónica e industrialização sustentável para transformar o setor e enfrentar os desafios urbanos do século XXI.