Robôs jogam às escondidas na Estação Espacial Internancional

Agências espaciais do Japão e Alemanha testam, pela primeira vez, comunicação entre robôs de diferentes redes na Estação Espacial Internacional, com apoio da IBM.

Na foto: astronauta Takuya Onishi, com robôs CIMON e Int-Ball2 no modulo japonês da ISS (créditos: DLR/ESA/JAXA/NASA)

Dois robôs jogaram às escondidas no espaço e fizeram história na Estação Espacial Internacional. Foi a primeira vez que dois sistemas robóticos de diferentes agências espaciais comunicaram e cooperaram diretamente em tempo real. A missão ICHIBAN, uma colaboração entre a JAXA (Japão) e a DLR (Alemanha), com apoio da IBM, Airbus, ESA e SEC, demonstrou o potencial de uma nova era de cooperação entre humanos e robôs no espaço.

O CIMON, desenvolvido pela DLR e Airbus com tecnologia de IA da IBM, e o Int-Ball2, da JAXA, trocaram dados e comandos em módulos distintos da estação, algo até agora impossível. A experiência foi coordenada através de diferentes redes da ISS e consistiu num jogo simbólico em que o CIMON ajudou o astronauta Takuya Onishi a procurar objetos escondidos com a ajuda remota do Int-Ball2.

Mais do que uma curiosidade, a missão representa um marco técnico na integração de inteligência artificial, robótica e redes seguras em contexto espacial. Até agora, os dados do Int-Ball2 só podiam ser enviados para Terra; com esta evolução, passam a estar acessíveis localmente a outros sistemas robóticos. A IBM desenvolveu novas funcionalidades para o CIMON com base no watsonx, permitindo comandos de voz entre robôs com integração no sistema ROS.

Segundo os engenheiros da DLR e da JAXA, a experiência marca o início de uma nova fase para os voos espaciais tripulados: robôs e humanos a colaborarem de forma coordenada para aumentar a eficiência, a segurança e a inovação nas missões. Estão já planeadas futuras experiências para explorar novas possibilidades de integração robótica a bordo da ISS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − 2 =