A RESUL, empresa portuguesa especializada em soluções energéticas, reforçou a sua presença em Cabo Verde com a conclusão de um projeto de eletrificação e iluminação pública na Baía das Gatas, em São Vicente. A intervenção incluiu o fornecimento de 76 colunas em fibra de vidro e 107 luminárias LED ao longo de 2 km, introduzindo no país um sistema imune à corrosão marítima e aumentando a durabilidade da infraestrutura.
A zona costeira, palco do maior festival musical de Cabo Verde, beneficia agora de uma faixa iluminada mais moderna, sustentável e eficiente, que promove segurança, conforto e atratividade. A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, que sublinhou o impacto da obra na dinamização da economia local e na captação de investimento.
“A nossa relação com Cabo Verde tem-se fortalecido nos últimos anos através de projetos com impacto relevante. Ao longo de mais de três décadas, temos contribuído para o aumento da taxa de cobertura elétrica no continente, que, apesar dos avanços, ainda está distante do desejável”, afirma Bruno Painho, administrador da RESUL.
A empresa tem estado envolvida em várias iniciativas no arquipélago, incluindo a primeira fase do projeto Cabo Verde 100% LED, a expansão do Sistema Nacional de Pré-pagamento de Energia Elétrica e o fornecimento de infraestrutura elétrica para obras públicas e privadas.
Com uma estratégia internacional consolidada, a RESUL atua em países como Angola, Moçambique, Argélia, Líbia, São Tomé e Príncipe, Mauritânia, Zimbabwe, Guiné-Bissau e Burundi. Em 2024, a empresa ultrapassou os 13 milhões de euros em faturação, com exportações a representarem 65% da atividade.