A Critical TechWorks (CTW) vai estrear o CTW Summit 2025 – Automotive Software & AI a 8 de outubro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O evento reunirá especialistas, empresas e decisores para discutir o papel do software e da inteligência artificial na indústria automóvel, destacando o contributo português para a transformação digital do Grupo BMW.
A sessão de abertura contará com Christine Marconcin, COO da CTW e responsável pela área de Digital Car do BMW Group na empresa, e com Christoph Schaefle, Head of Governance and Security do Grupo BMW. Segue-se a intervenção de Licínio Oliveira, cluster head na CTW, sobre o desenvolvimento do novo sistema operativo para veículos modernos, e um painel moderado por Pedro U. Lima, professor no Instituto Superior Técnico, com a participação da Bosch, Intellias e CTW.
Durante a tarde, os debates irão incidir em inteligência artificial, veículos conectados e cibersegurança, com intervenções de Fazila Ahmad (EDP) e Lara Trigueiro Moura (Via Verde da Brisa), além de várias talks dinamizadas pela CTW. O encerramento junta Jan-Hendrik Jagla, da Volkswagen Digital Solutions, e João Esteves, Chief Technical Titan da CTW, num debate sobre veículos definidos por software.
“O CTW Summit 2025 nasce para ser um ponto de encontro da comunidade automóvel e tecnológica em Portugal, com a ambição de se tornar uma referência no setor”, afirma Rui Cordeiro, CEO da Critical TechWorks.
Com mais de 3.000 colaboradores em Lisboa, Porto e Braga, a CTW é o maior centro de desenvolvimento de software do Grupo BMW na Europa, estando a desenvolver cerca de 300 produtos que vão desde soluções de condução conectada até sistemas avançados de produção, logística e serviços financeiros.