Os Estados Unidos, a Alemanha e o Reino Unido são os três principais destinos internacionais de negócios em 2025, segundo o Global Business Travel Survey da SAP Concur. A Espanha ocupa a sexta posição e Portugal ainda não integra o Top 10.
O estudo revela que o volume global de viagens empresariais internacionais aumentou 2,6% no primeiro semestre do ano em comparação com igual período de 2024. O crescimento foi mais expressivo no primeiro trimestre (+4,5% YoY), enquanto no segundo trimestre se registou um abrandamento (+0,6% YoY), em linha com tendências sazonais.
Apesar das tensões geopolíticas, 89% dos viajantes empresariais, 93% dos travel managers e 90% dos CFOs acreditam que os orçamentos de viagens das suas organizações vão manter-se ou crescer face a 2024. Ao mesmo tempo, os preços médios das passagens aéreas internacionais permaneceram estáveis, situando-se em torno dos 1.680 dólares nos dois primeiros trimestres de 2025.
Os Estados Unidos continuam a concentrar a maior fatia das deslocações empresariais internacionais (15,3%), seguidos pela Alemanha (7,7%) e pelo Reino Unido (7,6%). A nível europeu, mercados como França, Países Baixos, Espanha e Itália mantêm-se entre os dez destinos mais procurados.
“À medida que continuamos a acompanhar as tendências emergentes através da nossa plataforma de reservas, uma coisa é clara: os viajantes empresariais estão de volta à ação”, afirma João Carvalho, Head of SAP Finance and Spend Management, Southern Europe. “É encorajador perceber que 94% destes profissionais considera que as viagens de negócios são úteis ou essenciais para o sucesso da sua função.”
O estudo confirma que as viagens empresariais continuam a desempenhar um papel estratégico na construção de relações de confiança, expansão internacional e suporte às operações das empresas, mesmo em cenários de maior incerteza.