A oncologista Ana Varges Gomes foi nomeada para coordenar a comunicação do consórcio europeu EUnetCCC, que integra mais de 160 instituições em 31 países no combate ao cancro.
Portugal assume um papel de destaque na maior colaboração europeia de sempre dedicada à oncologia. A médica portuguesa Ana Varges Gomes, da Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSA), foi nomeada Líder de Comunicação do consórcio EUnetCCC – European Network of Comprehensive Cancer Centres, criado no âmbito do Plano Europeu de Luta contra o Cancro.
A iniciativa reúne mais de 160 organizações de 31 países com o objetivo de melhorar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a qualidade de vida de doentes e sobreviventes de cancro. Cabe agora à especialista portuguesa coordenar toda a estratégia de comunicação e disseminação de resultados entre os parceiros, assegurando a visibilidade e o envolvimento de todos os países.
“Este papel de liderança representa simultaneamente reconhecimento e responsabilidade — uma oportunidade para Portugal ajudar a moldar a forma como a Europa comunica sobre saúde, ciência e igualdade”, afirma Ana Varges Gomes, EUnetCCC Communication Leader.
Com um financiamento total de 112 milhões de euros — dos quais 90 milhões cofinanciados pela União Europeia —, o consórcio será oficialmente apresentado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no dia 15 de outubro. A primeira Conferência Anual terá lugar em Paris, a 6 e 7 de novembro, reunindo mais de mil especialistas de toda a Europa, onde será apresentado o primeiro White Paper sobre governação, sustentabilidade e integração na União Europeia da Saúde.
Está também em curso um processo de ampliação do consórcio que deverá elevar o número de parceiros para cerca de 190 até ao final do ano.