O novo estudo da Shopfully e da YouGov revela um consumidor português mais digital, pragmático e atento ao orçamento, com 93% a optar por marcas próprias das cadeias de distribuição e 76% a usar folhetos — agora dominados pelo formato digital.
A Shopfully, em colaboração com a YouGov, analisou os hábitos de compra de mais de mil consumidores portugueses, num contexto de inflação e incerteza económica. O estudo traça o retrato de um consumidor estratégico, que planeia as compras com maior cuidado e usa o digital como principal aliado para gerir o orçamento familiar.
Mais de metade dos portugueses (51%) prevê uma perda de poder de compra nos próximos 12 meses, especialmente devido à subida dos preços (39%). Esta perceção é mais acentuada entre as mulheres (44%) e os maiores de 55 anos (46%). Para lidar com este cenário, 78% dos inquiridos alterou os seus hábitos de consumo: 38% intensificou a procura de descontos, 29% aumentou o consumo de marcas próprias e 28% compara preços com mais frequência.
Os folhetos digitais consolidam-se como ferramenta essencial de planeamento: 76% dos portugueses consultam-nos regularmente, com o formato digital a liderar (30%) face ao impresso (19%). Sete em cada dez consumidores consultam folhetos digitais pelo menos uma vez por semana, tendência especialmente forte entre os menores de 45 anos e entre as mulheres.

Outro dado relevante é o crescimento das marcas próprias, também conhecidas por “marcas brancas”, geralmente identificadas pela marca do distribuidor ou exclusivas de uma cadeia de lojas. Preferidas por 93% dos consumidores que têm a perceção de qualidade equivalente às grandes marcas (45%) e a vantagem de um preço competitivo (41%). Esta preferência é mais expressiva entre mulheres e consumidores mais velhos, enquanto os jovens mantêm maior fidelidade às marcas líderes.
“O consumidor português é pragmático e proativo. Perante a perceção de menor capacidade de compra, não cruza os braços: age. A procura de ofertas através dos folhetos, a comparação de preços e a escolha de marcas próprias são estratégias que revelam uma gestão inteligente do orçamento familiar”, afirma Cezar Pereira, Diretor Regional da Shopfully em Portugal.
O estudo, conduzido pela YouGov entre 19 e 23 de setembro de 2025, utilizou a metodologia CAWI (Computer-Assisted Web Interviewing) e contou com 1.052 entrevistas a indivíduos maiores de 18 anos, representativos da população portuguesa em género, idade e região.