A Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado (ACEMEL) reelegeu João Nuno Serra, CEO da Enforcesco (Yes Energy), para liderar a direção no novo mandato. A associação prepara-se agora para reforçar o papel dos seus associados na transição energética e nos mercados emergentes de gases renováveis.
A ACEMEL – Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado elegeu a sua nova direção para o biénio 2025-2027, reconduzindo João Nuno Serra, CEO da Enforcesco (Yes Energy), como presidente.
Durante o mandato que agora termina, a ACEMEL consolidou o seu papel como voz ativa do setor energético português, aumentando o número de empresas associadas para 23, com as recentes entradas da Fortia, Moeve, Zug Power e Engie, e afirmando a sua conferência anual como um fórum de debate estratégico sobre o futuro da energia em Portugal.
Entre as prioridades da nova direção está o reforço do papel dos comercializadores na formalização de Power Purchase Agreements (PPAs) e a dinamização dos mercados dos gases renováveis, como o biometano, considerado essencial para a descarbonização e diversificação energética. Outro tema central será o acompanhamento da extinção da tarifa regulada da eletricidade, processo que, segundo a associação, poderá contribuir para maior competitividade e maturidade do mercado liberalizado.
“É com um profundo orgulho e sentido de missão que, em conjunto com os restantes membros da direção, aceito liderar a ACEMEL em mais um mandato. O setor energético atravessa uma transformação acelerada, em que a tecnologia desempenha um papel fundamental. Acreditamos na importância de uma associação que una todos os intervenientes — dos clientes aos produtores e às empresas inovadoras — e que continue a ser uma voz construtiva e fundamentada na definição das políticas que moldarão o futuro da energia em Portugal”, sublinha João Nuno Serra.
A ACEMEL organiza no próximo 5 de novembro a IV Conferência Anual, sob o tema “O Mercado em Transformação: Regulação, Riscos e Oportunidades”, que terá lugar na AESE Business School, em Lisboa.
O evento, que reúne anualmente um público qualificado de profissionais do setor energético, conta com o apoio do OMIP (patrocinador Platinum), Renta4Banco, Hydra IT e Banco Português de Gestão (Gold), e da Sercomgas, Trebol e Digitalmente (Silver).
Entre os temas em debate estarão a evolução dos custos do sistema e a competitividade, a nova arquitetura do mercado europeu da energia, os PPAs como instrumentos de financiamento da transição energética, e os riscos e oportunidades para os comercializadores num contexto regulatório em mudança.