A 11.ª edição do Innovation Radar Prize realiza-se a 10 de novembro, em Lisboa, e conta com uma startup portuguesa entre as finalistas.
À medida que a Web Summit regressa à capital, Lisboa acolhe também a 11.ª edição do Innovation Radar Prize, um dos prémios mais prestigiados do ecossistema europeu de inovação. O evento, que distingue as startups mais promissoras financiadas pela União Europeia (UE), realiza-se no próximo dia 10 de novembro, a partir das 14h, no AIhub by Unicorn Factory Lisboa, em Alvalade.
Este ano, o prémio é coorganizado pela Dealflow.eu e pela Unicorn Factory Lisboa, reforçando o papel da cidade como polo europeu de inovação. O Innovation Radar Prize identifica e dá visibilidade a projetos de investigação e inovação de elevado potencial, colocando os seus fundadores em contacto direto com uma comunidade de investidores e decisores europeus.
Entre as 12 startups finalistas está a portuguesa Graphenest, nomeada na categoria Clima, Energia & Mobilidade. As restantes categorias incluem Inteligência Artificial e Inteligência Digital e Smart Hardware e Robótica. Os vencedores serão escolhidos por um painel de jurados e anunciados no final da sessão, que contará ainda com keynotes, painéis de debate e momentos de networking entre empreendedores e investidores.
“O Innovation Radar Prize foi lançado pela Comissão Europeia há mais de uma década com uma missão clara: garantir que as inovações mais promissoras da Europa não ficam escondidas em laboratórios ou relatórios. É assim que transformamos investimento público em crescimento sustentável, emprego e competitividade global”, explica Thijs Povel, Managing Partner da Dealflow.eu.
Com o apoio de parceiros como a Dealroom.co, a European Startup Nations Alliance (ESNA) e a EU-Startups, o evento contará com a presença de Eoghan O’Neill, Senior Policy Officer no AI Office da Comissão Europeia, e com a apresentação do European Innovation Council (EIC) Corporate-Startup Collaboration Report. Em debate estarão temas como inovação corporativa, o papel das startups na economia europeia, o AI Act e as novas políticas europeias de inovação.
Para Gil Azevedo, diretor-executivo da Unicorn Factory Lisboa, “celebrar os melhores projetos europeus é essencial para reforçar o papel da Europa como verdadeiro motor de inovação e competitividade global. Esta parceria com a Dealflow.eu destaca startups com potencial para escalar e reforça o papel de Lisboa como um ecossistema empreendedor em rápido crescimento e com reconhecimento internacional.”
Com mais uma edição, o Innovation Radar Prize continua a posicionar Lisboa como um dos centros de inovação mais ativos da Europa, unindo talento, tecnologia e investimento para acelerar o futuro das startups europeias.