A Medição Automática da Pegada de Carbono Está a Mudar o Jogo

Startup portuguesa ZeroPact cria tecnologia pioneira para o cálculo automatizado da pegada de carbono em produtos e entregas.

Na foto: Equipa da ZeroPact

A ZeroPact quer simplificar o cumprimento das regras europeias com uma ferramenta que calcula automaticamente o impacto ambiental de cada produto

A pressão regulatória europeia e as novas exigências de grandes empresas como a Amazon estão a transformar o modo como o mercado encara a sustentabilidade. Fundada em 2024, a ZeroPact, startup portuguesa liderada por Luís Branco, desenvolveu a primeira ferramenta no mundo que automatiza por completo o cálculo da pegada de carbono de um produto. Em entrevista ao Empreendedor, o CEO da ZeroPact explica como a tecnologia, baseada em inteligência artificial e análise do ciclo de vida, está a abrir caminho para uma nova geração de empresas ambientalmente responsáveis.

Foto em Canva

A oportunidade nasce da pressão regulatória

“O ZeroPact surge depois de se perceber que todas as empresas que vendem produtos na União Europeia vão ser obrigadas a reportar a pegada de carbono dos seus produtos”, afirma Luís Branco. A par dessa exigência, há uma “pressão brutal” de grandes plataformas de e-commerce, como a Amazon, que exigem relatórios detalhados de emissões a todos os seus distribuidores. “Quando olhámos para o mercado, percebemos que não havia nenhuma solução automatizada. Foi aí que vimos a oportunidade”, explica.

A startup começou a operar em 2024, apostando na criação de um algoritmo capaz de processar milhões de dados em segundos. “Uma loja com 200 produtos pode exigir quase três milhões de dados para calcular as emissões. É impossível fazer isso manualmente”, sublinha o fundador.

Foto de Freepik

Tecnologia que lê o ciclo de vida completo

A ferramenta da ZeroPact cobre três verticais: e-commerce, distribuição (“last mile”) e enterprise/R&D. No comércio eletrónico, “qualquer loja instala a nossa app com um clique, e o algoritmo faz o mapeamento completo da pegada de carbono, gerando relatórios auditáveis e colocando o rótulo carbónico na página de cada produto”.

No setor da distribuição, a empresa trabalha com operadores que precisam de responder à pressão dos gigantes internacionais. “Os distribuidores não têm capacidade humana para gerar dezenas de milhares de relatórios por dia. Por isso, integramos o nosso algoritmo diretamente no back-end”, explica. Já na vertente de investigação e desenvolvimento, a solução é aplicada a departamentos de R&D, permitindo às empresas monitorizar em tempo real a pegada de novos produtos “para evitar surpresas no fim do processo”.

A tecnologia baseia-se na análise do ciclo de vida do produto, “desde a origem da matéria-prima até ao momento em que o consumidor o recicla ou deita fora”. A recolha de dados combina scraping automático, raciocínio com inteligência artificial e entrevistas de afinação.

Ilustração de Freepik

De Lisboa para o mundo

Com cerca de 40 clientes, a ZeroPact já trabalha com marcas de peso. “O El Corte Inglés é o nosso principal cliente e escolheu-nos como a solução de retalho mais inovadora do ano passado”, refere Luís Branco. No setor da distribuição, a startup colabora com os CTT, principais distribuidores da Amazon em Portugal e, no segmento enterprise, com a Colep, que fornece produtos white label para a Procter & Gamble e a Unilever.

Entre os projetos mais recentes, destaca-se o piloto com a Via Verde, que mede em tempo real as emissões dos veículos nas autoestradas portuguesas. “Estamos a criar uma visão mais clara das emissões indiretas das estradas e do transporte em geral”, acrescenta o fundador.

Com tecnologia proprietária e um portefólio crescente, a ZeroPact posiciona-se como um parceiro estratégico para empresas que procuram cumprir as metas ambientais europeias sem complicações técnicas. “Acreditamos que a sustentabilidade só será real quando for simples e automática”, conclui Luís Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 4 =