Plataforma S&A celebra 10 anos a promover serigrafias

Marketplace de arte S&A celebra 10 anos a promover serigrafias e artistas, reforçando a democratização do acesso à criação contemporânea.

Foto de Serigrafias & Afins

A S&A assinala dez anos como marketplace de arte dedicado à serigrafia, reforçando o papel da plataforma na democratização do acesso à edição e promoção de artistas.

A Serigrafias & Afins celebra uma década como plataforma pioneira na divulgação e comercialização de serigrafias e múltiplos de arte contemporânea. Criada em 2015, a S&A tornou-se um espaço de contacto direto entre artistas, editores e colecionadores, num movimento que contribuiu para revitalizar um formato que, após o auge nos anos 90 e a estagnação a partir de 2000, regressou ao centro do interesse do público.

A plataforma apresenta novas edições de Joaquim Canotilho, Margarida Guerra e Nair Leite Basto, que se juntam a um catálogo que inclui nomes de referência nacional e internacional como Árpád Szenes, Cruzeiro Seixas, João Cutileiro, José de Guimarães, Júlio Pomar, Maluda, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis ou Paula Rego. Segundo a S&A, este percurso reflete o compromisso com a promoção de artistas consagrados e emergentes, assegurando visibilidade a diferentes gerações e técnicas.

Joana Correia, cofundadora da plataforma, recorda que “em 2015 a comercialização de serigrafias estava estagnada, devido a uma reduzida procura pelo público, a uma cadeia de valor pouco dinâmica e a um contexto agravado pela crise económica”. A responsável explica que a aposta no digital surgiu como resposta às transformações que começavam então a emergir e permitiu dar nova vida às centenas de edições disponíveis. O crescimento das compras online, a adoção de canais alternativos e, mais tarde, a pandemia contribuíram para “um novo entusiasmo pelas serigrafias e múltiplos”, sublinha.

Sustentada na experiência das fundadoras em marketing e na criação de estratégias dedicadas ao setor artístico, a S&A posiciona-se como um marketplace de arte que valoriza a produção contemporânea, promove o conhecimento artístico e incentiva a preservação do património cultural. A coleção reúne obras em serigrafia, gravura, aguarela, guache e retrato artístico, assumindo uma missão centrada na divulgação e no acesso alargado à arte.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComércio do G20 cresce e Portugal acompanha recuperação europeia
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

thirteen + seven =