Private Equity em Portugal acelera em 2025 com forte aumento do investimento

Imagem de Tumisu por Pixabay

O mercado de Private Equity em Portugal registou em 2025 um crescimento expressivo em valor e número de operações, num ano marcado pela recuperação do investimento e maior atratividade do país para capital especializado.

O investimento em Private Equity em Portugal registou uma forte aceleração em 2025, com um crescimento de 123,25% no valor total agregado, que atingiu 8.559 milhões de euros, segundo o Relatório Anual 2025 da TTR Data. O número de transações aumentou 33,75%, para um total de 107 operações, refletindo uma recuperação robusta do setor face aos anos anteriores.

Neste contexto, a Draycott destacou-se como o investidor mais ativo no mercado nacional, com 12 investimentos concretizados ao longo do ano, num volume superior a 500 milhões de euros. O desempenho colocou a sociedade gestora numa posição destacada face aos restantes operadores, num mercado onde o segundo investidor mais ativo registou um volume significativamente inferior.

Segundo Vanessa Moura Brás, partner de Private Equity da Draycott, os dados do relatório “confirmam uma estratégia consistente e de longo prazo no mercado português”, num ano em que a recuperação do setor evidenciou “uma maior maturidade do ecossistema” e reforçou Portugal como destino relevante para capital especializado.

A nível ibérico, o mercado de fusões, aquisições e investimentos financeiros terminou 2025 com um desempenho positivo, impulsionado sobretudo pelos setores da energia, infraestruturas e telecomunicações. Em Portugal, a evolução do Private Equity acompanhou esta tendência, consolidando o país como um mercado atrativo para investidores com estratégias de criação de valor de médio e longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × five =