IPAM e SOLO promovem concurso de empreendedorismo

O Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) e a BASE, comunidade empresarial que reúne alunos do instituto, juntaram-se à SOLO – empresa de desenvolvimento de software customizado – para desafiar os estudantes universitários de todas as faculdades do distrito do Porto a participar num concurso de empreendedorismo na próxima quinta-feira, dia 30 de março, pelas 15h00, no Campus do IPAM no Porto.

Os estudantes vão poder defender as suas melhores ideias de negócio num concurso de pitchs de cerca de 20 minutos e assistir a um workshopMinimum Viable Product (Modelo de Produto Mínimo Viável). Este modelo afirma-se como uma alternativa à estratégia tradicional de desenvolvimento de produto, que assenta num período prolongado de incubação, em que o produto só é colocado no mercado quando está completamente pronto para ser comercializado.

Os oradores da SOLO, Ricardo Lobo e Ighor Silva, vão apresentar aos estudantes as vantagens do método MVP, bem como a melhor forma de o utilizar. A melhor ideia de negócio a concurso vai poder usufruir gratuitamente de uma licença de utilização do Modelo de Produto Mínimo Viável bem como de uma aplicação web, mobile ou de um software interativo para o negócio.

MVP é um termo popularizado por Steve Blank, Eric Ries e Alex Osterwalder que designa a menor quantidade de produto que é possível colocar no mercado para validar os pressupostos de negócio e aprender rapidamente com o feedback dos clientes. Este modelo apresenta-se cada vez mais como uma estratégia de planeamento de negócio adequada a uma economia em grande movimento e em contextos de pouca informação, destinando-se particularmente a empresas e a startups inovadoras com modelos de negócio ainda bastante em aberto.

Os early adopters são um segmento que se comprovou disponível para adquirir um MVP ou seja um produto novo com funcionalidades reduzidas mas com potencial. Estes consumidores costumam envolver-se com os produtos, estão atentos a possíveis problemas e disponíveis para fazer sugestões que ajudem a melhorá-los, influenciando outros clientes a aderirem à novidade. A mais-valia desta abordagem é permitir validar ou descartar uma nova ideia com o mínimo dispêndio de tempo e dinheiro.

O concurso de empreendedorismo que terá lugar no IPAM vem reforçar a estreita relação da instituição com o mercado empresarial, proporcionando aos seus estudantes um contacto próximo com os problemas, desafios e as oportunidades que os esperam profissionalmente. Diogo Vasconcelos e Afonso Matos coordenam a comunidade de alunos da BASE do IPAM Porto, responsável pelo planeamento, organização e execução desta iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 − 11 =