• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

A Psicologia do Dinheiro: A mente como fator decisivo nas finanças

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

Morgan Housel, autor de A Psicologia do Dinheiro, estará em Lisboa a 24 de maio para o MoneyLab Summit, o maior evento europeu de literacia financeira.

Morgan Housel, referência mundial em finanças comportamentais, estará em Lisboa a 24 de maio como orador principal do MoneyLab Summit, o maior evento europeu de literacia financeira. O seu livro A Psicologia do Dinheiro continua a conquistar leitores ao explorar a forma como o comportamento influencia as decisões financeiras.

Publicado originalmente em 2020, A Psicologia do Dinheiro rapidamente se tornou uma obra de referência na área das finanças pessoais. Ao longo de 19 ensaios curtos, Morgan Housel — antigo colunista do Wall Street Journal e sócio da Collaborative Fund — argumenta que o sucesso financeiro depende menos do conhecimento técnico e mais da forma como pensamos e agimos em relação ao dinheiro. “Fazer bem com o dinheiro não depende de quão inteligente se é. Depende sobretudo do comportamento”, escreve o autor.

A obra destaca como emoções como medo, inveja ou otimismo moldam as decisões económicas individuais, muitas vezes em contradição com o que seria racional. Housel ilustra esta tese com histórias reais de investidores e cidadãos comuns, desmistificando a ideia de que a riqueza é sinónimo de rendimentos elevados ou sorte.

Capa do livro A Psicologia do Dinheiro de Morgan Housel

Frugalidade, paciência e independência

Entre os conceitos mais marcantes está a valorização da frugalidade e da paciência. “A riqueza é o que não se vê: é o carro que não foi comprado, as férias que não foram feitas”, defende Housel, lembrando que acumular património exige disciplina invisível. O autor critica ainda o culto do sucesso imediato, preferindo destacar a importância do tempo e dos juros compostos como aliados fundamentais da prosperidade.

Outro ponto central do livro é a defesa da independência financeira, não como ostentação, mas como liberdade de escolha: “O maior dividendo que o dinheiro paga é a capacidade de controlar o nosso tempo.”


Lisboa recebe o autor em maio

Morgan Housel será o orador principal do MoneyLab Summit, que terá lugar a 24 de maio no MEO Arena, em Lisboa. Considerado o maior evento de literacia financeira da Europa, o MoneyLab Summit reunirá especialistas nacionais e internacionais nas áreas das finanças pessoais, investimentos, poupança e planeamento financeiro.

A presença de Housel promete atrair um público vasto — desde investidores experientes a curiosos em início de percurso — e reforça a crescente atenção dada à literacia financeira em Portugal. A conferência contará ainda com a participação de líderes de opinião, gestores de património e académicos, num programa que visa capacitar os participantes com ferramentas práticas para melhorar a sua relação com o dinheiro.


Image
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
Escolha um trabalho que você goste e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida
Confúcio
Filósofo e Político Chinês
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By