ABANCA conclui integração do EuroBic e reforça presença em Portugal

ABANCA conclui a integração do eEuroBic no ABANCA, reforçando a operação em Portugal com nova estrutura, tecnologia e rede de 230 pontos de venda.

na foto: Edifício sede do ABANCA em Lisboa

O ABANCA concluiu a integração EuroBic no ABANCA, finalizando a migração tecnológica, a mudança de marca e a transição jurídica, iniciando uma nova etapa da operação em Portugal.

O ABANCA concluiu a integração do EuroBic, encerrando o processo iniciado em julho de 2024 com o acordo de compra e venda. Durante o último fim-de-semana, foram finalizadas a integração jurídica, a migração tecnológica para a plataforma ABANCA e a alteração de marca em agências e ATM, operações que decorreram conforme planeado. Segundo o banco, todas as agências e serviços de banca online e móvel estão a funcionar normalmente, e os clientes passam a ter acesso a um catálogo mais amplo de produtos e serviços.

O presidente do ABANCA, Juan Carlos Escotet Rodríguez, destaca que esta integração “posiciona o banco para crescer de forma orgânica em Portugal, através de um modelo bancário inovador e altamente tecnológico”. Já o CEO, Francisco Botas, sublinha que “a experiência da equipa local e a abordagem especializada do banco permitem alcançar segmentos-chave com uma proposta de valor diferenciada”.

A integração do EuroBic é a operação de maior dimensão entre as dez realizadas pelo ABANCA nos últimos dez anos. No total, participaram 700 profissionais organizados em 13 equipas, envolvendo 410 mil horas de trabalho e 3.350 atividades. Como parte do processo, foi concluído o rebranding para a marca ABANCA, numa operação que mobilizou mais de 250 colaboradores e técnicos externos.

O banco inicia também uma nova fase de governo corporativo. A atividade em Portugal passa a ser desenvolvida exclusivamente pela ABANCA Portugal, S.A., liderada por Pedro Pimenta, que assume a presidência da Comissão Executiva. Ligado ao ABANCA desde 1999, o responsável dirigiu a antiga sucursal portuguesa e liderou integrações anteriores, incluindo do negócio adquirido ao Deutsche Bank.

Com a integração, o ABANCA passa a gerir em Portugal um volume de negócios de 20.635 milhões de euros, distribuídos por 8.757 milhões em crédito, 9.159 milhões em depósitos e 2.718 milhões em recursos fora de balanço. A rede comercial atinge 230 pontos de venda, com um rácio de morosidade de 2,4% e cobertura de 84,9%.

O banco afirma que a operação é totalmente complementar do ponto de vista comercial, reforçando áreas estratégicas como recursos fora de balanço, seguros e meios de pagamento. A integração por aquisição permanece um dos pilares do crescimento do ABANCA, que combina esta estratégia com expansão orgânica, a qual permitiu angariar 118 mil novos clientes em Espanha e Portugal nos primeiros nove meses do ano.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBolt e Pony.ai avançam com parceria para mobilidade autónoma
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × three =