Acciona e Plug Power juntam-se para produzir de hidrogénio na Península Ibérica

Imagem de 政徳 吉田 por Pixabay

A ACCIONA e a Plug Power Inc., líder mundial em sistemas de baterias de combustível de hidrogénio e soluções de reabastecimento, assinaram de um principio de acordo (MOU) para colocar em marcha uma joint-venture de 50%, com sede em Madrid, para o fornecimento de hidrogénio verde em Espanha e Portugal.

Com este acordo, as empresas pretendem responder à crescente procura de hidrogénio na Península Ibérica e proporcionar serviços de armazenamento, transporte e entrega, com foco inicial nos segmentos de negócio industrial e de mobilidade. O objetivo é atingir uma quota de mercado de 20% do negócio de hidrogénio verde em Espanha e Portugal antes de 2030, o que significará um investimento inicialmente previsto de mais de 2.000 milhões de euros.

“Esta joint-venture é um marco importante no reforço da presença da Plug Power na economia europeia do hidrogénio, que está a crescer rapidamente”, afirma Andy Marsh, CEO da Plug Power. “À medida que perseguimos o nosso objetivo de produzir 1.000 toneladas de hidrogénio verde a nível mundial até 2028, estamos muito satisfeitos em juntarmo-nos com a ACCIONA para construir uma cadeia de ecossistemas de hidrogénio verde robusta e rentável, prevista no roteiro da UE para o hidrogénio”.

A Plug Power será o fornecedor preferencial de tecnologia e a ACCIONA será o fornecedor preferencial de eletricidade limpa. As duas empresas vão ainda utilizar uma plataforma blockchain para garantir a origem renovável para o hidrogénio fornecido.

“A ACCIONA está comprometida com a criação de um ecossistema de hidrogénio verde sólido que contribua para o cumprimento dos objetivos europeus de descarbonização num ambiente de crescimento económico”, reforça José Manuel Entrecanales, presidente da ACCIONA. “Estamos muito satisfeitos com este acordo com a Plug Power que permitirá posicionar Espanha e Portugal como centros de hidrogénio verde de referência internacional”.

O hidrogénio verde é uma das prioridades estratégicas da União Europeia que apoia a instalação de pelo menos 6GW de eletrolisadores de hidrogénio renovável e a produção de um milhão de toneladas até 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − ten =