André Leonardo lança segundo livro

O jovem empreendedor, eleito em 2016 um “sete jovens que estão a transformar o mundo” apresenta o seu segundo livro com histórias de empreendedores portugueses que “fizeram acontecer”.

Depois de uma longa volta ao mundo à procura de boas ideias de negócios nas mais diversas áreas, que resultou em numerosas palestras e num primeiro livro, o jovem empreendedor André Leonardo focou-se em Portugal e percorreu o Continente e as Ilhas em busca desse mesmo tesouro, mas em versão nacional: histórias inspiradoras de criatividade, sucesso e superação das dificuldades no mundo das empresas.

André viajou por um país que “não se resume a startups tecnológicas, nem aparece na Web Summit”. Um país que, segundo ele, “embora seja uma peça fundamental no nosso tecido social e económico, é muitas vezes esquecido e desprezado”.

Desta odisseia, que o levou ao Norte e ao Sul, ao litoral e ao interior profundo, à Madeira e aos Açores, André trouxe histórias de vidas e de universo do turismo e da agricultura, mas também das tatuagens e das barbearias, que irão servir de inspiração a todos os portugueses que queiram iniciar o seu negócio. E isto seja qual for o setor ou a escala, pois o importante é mesmo fazer acontecer – ainda para mais no momento delicado que Portugal e o mundo atravessam.

“O meu primeiro livro acabou por ultrapassar as minhas melhores expectativas com cerca de 5mil exemplares vendidos, mas sobretudo, com muito feedback gratificante por parte de quem o leu. Apareceu fruto de um momento de crise económica e de uma aventura pelo mundo onde acreditei que era preciso inspirar a população com casos reais a dar o passo e a fazer acontecer. Este segundo nasce de razões diferentes: A primeira é porque ao longo dos últimos anos nas minhas viagens por Portugal, conheci um país surpreendente. Gente com fibra que poucas vezes é notícia. Pessoas empreendedoras, com energia, que nas suas aldeias e cidades sonharam, colocaram as mãos ao trabalho e são hoje uma referência”. Para André Leonardo, “É urgente dar a conhecer esta gente fantástica.”

nas minhas viagens por Portugal, conheci gente com fibra empreendedora, que poucas vezes é notícia

A crise económica causada pela pandemia, é uma oportunidade para inspirar e capacitar para “fazer acontecer”, acrescenta Leonardo. “Este livro não contém apenas uma compilação de histórias. Quero acreditar que se trata de um kit de ferramentas para que quem o leia faça acontecer. O meu convite passa por convidar os leitores a deixarem-se inspirar e a ouvirem aquela emoção silenciosa que a cabeça talvez lhes diga para ignorar, mas que o coração diz para perseguir”.

André Leonardo nasceu em Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores. Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, onde é professor convidado, especializou-se em estratégia e empreendedorismo e é fundador da empresa Faz Acontecer. Tendo demonstrado desde cedo a sua capacidade de iniciativa, criou logo aos 6 anos um negócio de venda de flores porta-a porta. Aos 24, vendeu tudo o que tinha, recolheu patrocínios e partiu sozinho para uma expedição à volta do mundo para conhecer empreendedores – uma experiência que relatou no primeiro livro “Faz Acontecer” (2015). Foi ainda coautor do livro “Pangea: siete jóvenes que están transformando el mundo”, publicado em Espanha.

O livro Faz Acontecer, Portugal é editado pela Leya e está à venda nas principais livrarias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + 18 =