Apps for Good Escolhe Vencedores da Edição de 2023

Foto de Apps for Good

A jornada final da 9ª edição do programa Apps for Good decorre no dia 20 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, num evento dedicado ao propósito e à transformação da educação.

Na final do programa serão conhecidas as soluções tecnológicas vencedoras desta edição e irá ser abordado em painel a transformação, o propósito e o futuro da educação, com presença de Carlos Vargas-Tamez, Chefe de Secção para o desenvolvimento dos professores e Head da Taskforce de Professores para a Educação 2030 da UNESCO e de António Leite, Secretário de Estado da Educação.

Este evento caracteriza-se pela partilha de soluções tecnológicas desenvolvidas por equipas compostas por alunos e professores de escolas portuguesas, com o intuito de resolver problemas sociais, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O evento é uma iniciativa do CDI Portugal, uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital. Presente em Portugal desde 2014, o Apps for Good já envolveu, até à data mais de 26.000 alunos do 5º ao 12º ano e 1724 professores de diferentes áreas disciplinares, de 652 escolas públicas e privadas de Portugal e também de Angola, França e Timor-Leste além de escolas associadas a Estabelecimentos Prisionais.  

Para João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, “Esta final mostra ao país a capacidade empreendedora dos alunos e professores em resolver questões sociais através da tecnologia e educação. Esta edição mostra, uma vez mais, pela qualidade e originalidade das soluções apresentadas, pelo elevado desempenho dos alunos e pelo entusiasmo dos professores que estamos no caminho certo para motivar uma verdadeira transformação da educação.”

O diretor da CDI Portugal considera ainda este evento como “um importante fórum de discussão envolvendo diversas entidades como a UNESCO, a Direção-Geral da Educação e parceiros do setor público e privado, representando os futuros empregadores destes jovens”.

O programa Apps for Good decorreu em várias fases através dos Encontros Regionais Norte, Centro-Sul e Madeira, e Açores. Nesses encontros foram selecionados os finalistas de cada região para participar no Evento Final que vai contar com 25 equipas – 22 equipas da linha 1.0 (os que participaram pela primeira vez na competição) e 3 equipas da Linha 2.0 (aqueles que voltam a competir com a mesma ou uma nova solução).

O evento conta ainda com um conjunto de palestras sendo que entre as presenças confirmadas estão, Isabel Alçada – professora, escritora e política portuguesa – Pedro Cunha, Diretor-Geral da Educação, Freddie Norton, CEO do Apps for Good UK, Ana Silveira, Director of External Affairs & Communications da Galp, Célio Albuquerque, Vice-Presidente de Engenharia da Synopsys, Ana Amorim, Secretária Metropolitana do Porto, Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral do InCode.2030 e Presidente PT, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × one =