Arrendamento de casas: Como usar a tecnologia para simplificar o processo

Foto de Spotahome

A pandemia, além de trazer novas formas de pensar e fazer negócios, desencadeou um movimento de aceleração da digitalização de diferentes setores. O imobiliário não ficou imune a estas mudanças.

Para perceber como utilizar de forma vantajosa a tecnologia no mercado de arrendamento, a Spotahome, plataforma de marketplace de arrendamento de casas, fez para os leitores do Empreendedor uma lista com os cinco passos essenciais para tornar um processo de arrendamento o mais fácil possível:

Estabelecer visitas virtuais – São recriações das visitas presenciais onde os utilizadores podem ver as no computador ou telemóvel. Disponibilize vídeos e fotografias 360º, permitindo que os utilizadores interajam e conheçam o espaço com maior detalhe e profundidade através de uma experiência imersiva.

Criar ferramentas de verificação digital – Existem ferramentas digitais que asseguram uma maior segurança para as duas partes envolvidas. Ajudam com a deteção de fraudes, análises comportamentais dos utilizadores e fornecem algoritmos financeiros que permitem verificar a capacidade de pagamento dos futuros inquilinos, bem como assegurar aos senhorios que a gestão das suas propriedades está em boas mãos.

Possibilidade de assinar documentos à distância – Após esta verificação, chega a parte das burocracias mais difíceis. Os contratos podem ser assinados digitalmente pelas duas partes antes do inquilino entrar na casa. No caso da Spotahome, a plataforma assume o compromisso de gerir o arrendamento digital e responder a quaisquer questões dos utilizadores.

Aderir ao sistema bancário aberto – Este processo onde a informação bancária é partilhada online e em segurança, é regulado pela União Europeia e por isso permite que as empresas apostem na inovação sempre em segurança. Consegue-se perceber, através destes sistemas, eventuais problemas de pagamentos dos arrendatários evitando fraudes e oferecendo alternativas aos senhorios de adicionar passos extra como aderir a um sistema de pagamento de renda garantida previamente.

Criação de um painel digital para os senhorios – É fundamental que se trabalhe na experiência dos utilizadores das plataformas digitais com painéis desenvolvidos para simplificar a gestão do arrendamento o mais possível. Neste processo, um gestor de contas da própria empresa está encarregue de aconselhar o senhorio e de tornar os anúncios mais atrativos para os utilizadores. Além deste trabalho próximo dos senhorios, podem também ser aplicados diferentes critérios como estadias mínimas, preços recomendados e disponibilidades dos imóveis.

Com estes passos, é possível fazer um sistema de arrendamento completamente virtual sem descorar etapas essenciais para os clientes como a verificação das casas e as visitas fidedignas.

A Spotahome é uma das startups que cresce mais rápido na Europa, estando presente em Portugal desde 2018, com escritórios em Lisboa, Porto e Coimbra, além demais de 100 cidades na Europa e Dubai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × three =