As tendências no mercado de trabalho em 2021

Foto de NordWood Themes no Unsplash

Os perfis ligados ao mundo digital ganham terreno, com os profissionais do marketing digital a posicionam-se como os mais procurados no próximo ano.

No último ano, as alterações no mundo do trabalho colocaram à prova a capacidade de adaptação das empresas. A difusão do teletrabalho, em determinadas situações, representou um desafio para muitas empresas, que tiveram de fazer um grande esforço para se manter na vanguarda das mudanças.

Como consequência direta dessa transformação, as empresas procuram novos perfis para enfrentar o próximo ano. Como não poderia ser de outra forma, os mais solicitados são os envolvidos no mundo digital; especialmente perfis especializados em marketing digital, que têm ganho terreno em relação aos tecnológicos mais tradicionais.

Uma pesquisa realizada pela Selligent Marketing Cloud, empresa líder em automação de marketing para clientes B2C, definiu os perfis digitais que deverão contar com mais projeção em 2021.

#1 – Digital Marketing Manager

Num momento em que tudo se deslocou para o mundo digital, criar oportunidades de negócio através de boas campanhas de marketing tornou-se a estratégia preferida das empresas para alcançar os potenciais clientes.

Respondendo a estas necessidades, o perfil de Digital Marketing Manager está incluído, uma vez mais, na lista de profissionais mais solicitados, segundo o estudo Top 25 Profissionais Digitais 2020, realizado pela Inesdi, que este ano também explorou quais serão as profissões mais requisitados num mundo pós-COVID-19.

Responsável pela criação e implementação das campanhas de marketing, este profissional deve possuir um amplo conhecimento tanto da empresa, como do setor no qual trabalha, de modo a adequar as ações do plano ao âmbito e target que pretende alcançar.

“Neste momento, a comunicação digital é primordial. É importante oferecer planos de marketing bem estruturados, com foco no mundo digital em que atuamos. Com a interação física por enquanto restringida, a tecnologia ao serviço do marketing desempenha um papel fundamental. Contar com especialistas nesta área pode fazer a diferença”, refere Pablo Rueda, Partner Manager da Selligent Marketing Cloud Ibérica.

Foto de Austin Distel no Unsplash

#2 – Chief Digital Officer (CDO)

Muitas empresas tiveram de apanhar o comboio da digitalização de forma inesperada, o que fez com que o processo de conversão, em muitas circunstâncias, tenha sido deficiente. Com o objetivo de transformar digitalmente as empresas, surge o perfil de Chief Digital Officer. Este profissional tem como principais tarefas a criação de novas oportunidades de negócio e a oferta de serviços digitais aos clientes.

É muito importante não confundir o papel do Chief Digital Officer com aquele que desempenha o responsável de Marketing Digital: o CDO foca-se na integração de ferramentas digitais em diferentes áreas da empresa para aumentar a sua produtividade e lucros.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta valiosa para as empresas

#3 – Especialista em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial transformou-se numa ferramenta valiosa para as empresas, que apostam na inovação digital nas suas diferentes áreas. É uma ferramenta digital complexa, que necessita de um profissional altamente qualificado, que saiba utilizá-la corretamente.

O mundo do marketing digital também está a saber aproveitar as vantagens da IA aplicada às campanhas digitais, acima de tudo para conhecer o comportamento dos consumidores e oferecer-lhes comunicações personalizadas de acordo com os seus gostos e preferências.

“Na Selligent aplicamos a inteligência artificial e o machine learning nas nossas campanhas omnicanal. Os nossos algoritmos analisam os dados em tempo real, aprendendo com as informações dos consumidores”, comenta Pablo Rueda. “Graças a ferramentas como a Selligent Cortex, que utiliza este tipo de tecnologia, as empresas podem tirar o máximo proveito dos dados dos seus clientes, com o objetivo de aumentar a conversação e o engagement”.

#4 – Consultor Cloud

O teletrabalho também comprometeu a forma como as empresas trabalham. Ainda que muitas já estivessem a utilizar serviços na cloud para armazenar dados, facilitando o acesso a todos os colaboradores em qualquer momento e lugar, a mudança para o teletrabalho promoveu a adoção deste tipo de ferramentas.

Neste sentido, outro dos perfis bastante relevantes atualmente é o de Consultor Cloud. Este profissional tem de ser capaz de desenvolver as melhores soluções cloud para cada organização, assegurando ao mesmo tempo o correto funcionamento da rede.

Esta pesquisa foi realizada pela Selligent, uma Plataforma de Marketing Cloud inteligente e omnicanal com sede nos Estados Unidos e escritórios em vários países europeus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen + 3 =