Aumento de produtividade: saiba como o aplicar na sua empresa

Foto de Jopwell em Pexels

O crescimento profissional está diretamente ligado ao aumento de produtividade, que por sua vez, se relaciona com o sucesso dentro de um ambiente corporativo. Isso porque o seu trabalho, junto com a capacidade de interação em equipa, determina o sucesso da maior parte das empresas.

Por isso, o  outsourcing de TI  e o uso de tecnologias que automatizam processos, se tornam essenciais para que se saiba aonde ir e, principalmente, aonde se quer chegar.

Em resumo, pode-se afirmar que o crescimento profissional é uma linha tênue entre obter excelentes resultados, oferecer maior produtividade e ter estabilidade financeira e emocional.

Para saber mais do assunto, confira estas dicas que apresentamos sobre como aumentar a produtividade para potencializar esse processo. Boa leitura!

O que é a produtividade nas empresas?

Com certeza já ouviu falar em “produtividade”, mas sabe o que de fato ela significa? A produtividade é essencial para que o funcionário da empresa possa ter o reconhecimento no seu desempenho profissional.

Já a produtividade em grupo diz respeito à motivação entre os integrantes de uma equipa. Isso também evita a rotatividade entre empresas que procuram resultados. Afinal, se uma equipa não é produtiva, ela é dispensável.

No entanto, neste artigo, iremos focar-nos diretamente na produtividade individual do sujeito dentro da organização. Siga connosco.

Foto de Lukas em Pexels

Como aumentar a produtividade?

Seguir uma rotina livre de distrações pode ser uma saída para aquelas pessoas que estão com algum tipo de problema relacionado com a produtividade. Por isso, é importante estar atento, no sentido de gerir bem o seu trabalho.

Ser produtivo não quer dizer o mesmo que ser incansável. Lembre-se de não dar um salto maior do que as suas próprias pernas neste processo. Se for o caso, passe a delegar tarefas. Lembre-se que não basta entregar muito trabalho em apenas um único dia se ele não tiver qualidade!

Assim, confira estas dicas e comece já a tornar o seu ambiente de trabalho mais dinâmico e funcional no dia-a-dia.

Aumento de produtividade: como o adotar nos negócios?

Organização. Esta é a palavra-chave para simplificar o seu ambiente de trabalho. Isto porque um espaço físico organizado torna o seu ambiente mais leve e também mais propício para produzir.

Imagine: você está à procura de um documento importantíssimo. No entanto, a sua mesa de trabalho e as suas gavetas não possuem nenhum tipo de organização para o ajudar a procurar aquele pedaço de papel.

Por isso, e por outros cenários, é imprescindível que tenha o seu ambiente de trabalho otimizado em termos de organização.

Quer saber como aumentar a produtividade? Este é um excelente primeiro passo.

Foto de SHVETS production em Pexels

Estipule metas e objetivos estratégicos

Em primeiro lugar, aprender a gerir o seu tempo é fundamental para que tudo corra a seu favor. Para isso, algumas dicas como: agendar tarefas, estabelecer deadlines, começar a trabalhar cedo e não fazer muitas coisas ao mesmo tempo, são importantes para alinhar o seu trabalho à sua produtividade.

Antes de mais nada, não precisamos lembrar que a procrastinação  é a inimiga número 1 da produtividade, não é verdade? Para que ela não o alcance, evite ficar perto de coisas que o possam distrair. 

Se você trabalha de casa, por exemplo, tente trabalhar longe da cama e da televisão. Deixar o seu telemóvel longe, para evitar distrair-se com as redes sociais, também é uma boa dica.

Invista em formações

Investir em formações específicas para o seu trabalho é uma boa maneira de aperfeiçoá-lo e, por consequência, torná-lo mais produtivo. Não só aprende novas coisas, como a formação o vai ajudar a refletir sobre aquilo que já faz.

Por isso, a sugestão é investir em cursos online. Alguns deles, inclusive, são gratuitos e geram certificados que podem ser utilizados para oportunidades de emprego futuras.

Por fim, aperfeiçoar-se na sua função é sempre uma boa maneira de chamar a atenção da corporação, que irá reconhecer o seu trabalho e, quem sabe até, dar-lhe aquela tão sonhada promoção. 

Foto de RODNAE Productions em Pexels

Adote novas ferramentas

O mundo já vive uma nova era digital. Por isso, pensar em ferramentas que geram automatização nos serviços pode ser uma forma de o ajudar a aumentar a produtividade.

Por isso, a sugestão é procurar parcerias com empresas que já estão no ramo da tecnologia e que podem ajudar o seu empreendimento de alguma forma.

Otimize a comunicação

Uma maneira de otimizar a comunicação da sua equipa em prol da produtividade é unir o trabalho de todos os participantes da sua equipa numa única plataforma. 

Um exemplo é utilizar programas de agendamento de tarefas para saber o que já foi concluído ou ainda está em execução.

Outra metodologia que pode ser utilizada, por exemplo, é quando se tem um tipo de serviço que geralmente gera dúvidas no seu dia-a-dia, pode montar um gráfico de trabalhos de rotina e ir preenchendo as dúvidas bem como as respetivas soluções para cada uma delas.

Com o tempo fica com um manual de procedimentos, útil para novos colaboradores, e evita paragens, por dúvidas sobre um determinado assunto, resultando num ganho direto para a produtividade de uma equipa.

Foto de Artem Podrez em Pexels

Crie planos de ação

O exemplo a ser seguido para criar planos que possam potenciar a sua produtividade é: identifique todas as suas tarefas diárias. Feito isso, distribua-as para que funcionem melhor no seu dia. 

Sabemos que nem todo processo diário é agradável de fazer. Por isso, distribua aqueles que tem mais facilidade e mais gosta de fazer entre os não são tão agradáveis.

Tendo este cuidado, conseguirá e não deixar somente o mais difícil para o final, o que pode levar a distrações que vão acabar atrapalhar a sua produtividade diária.

Reconheça a sua equipa

Antes de mais nada, um elogio é um “gatilho” para que um funcionário se sinta motivado. 

Por consequência, um funcionário motivado pelo reconhecimento do seu trabalho tende a produzir mais para a empresa. 

Além disso, reconhecer um bom trabalho é sempre uma boa ideia para criar laços com os funcionários. Assim, essa pequena iniciativa garante um maior fortalecimento de laços e também cria uma maior identificação do empregado com a sua marca.

Foto de Julien Bachelet em Pexels

Dê valor à gestão de tempo

Em primeiro lugar, aprender a gerir o seu tempo é fundamental para que tudo funcione a seu favor. Para isso, algumas sugestões como: agendar tarefas, estabelecer deadlines, começar a trabalhar cedo e não fazer muitas coisas ao mesmo tempo são importantes para alinhar o seu trabalho à sua produtividade.

Lembre-se que a procrastinação  é a inimiga número 1 da produtividade. Faça tudo para que ela não o alcance.

Conclusão

Todos sabemos que há teorias diversas sobre como proceder em ambientes corporativos ou sobre como aumentar a produtividade para se obter crescimento profissional. Pode estudar mais sobre elas, claro. Entretanto, o ideal é que siga estas sugestões e as observe como práticas diárias, que podem acontecer em maior ou menor intensidade.

Em resumo, o importante é saber dosear as suas habilidades subjetivas com as hard skills e nunca deixar de fazer uma análise criteriosa de como alcançar o sucesso em qualquer profissão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three + nine =