O Bankinter Investment e a Sonae Sierra anunciaram a aquisição Torre Oriente, edifício de escritórios prime em Lisboa, através de uma nova SIGI que reunirá investidores institucionais e de private banking.
O Bankinter Investment SGEIC e a Sonae Sierra anunciaram a aquisição da Torre Oriente, edifício de escritórios localizado junto ao Centro Colombo, em Lisboa. A conclusão da transação permanece sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência. A operação será realizada através da constituição da Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária Oriente Business Tower, que terá como acionistas o fundo Bankinter Investment Inversión Alternativa I, a Sonae Sierra e um conjunto de investidores de private banking e institucionais de Portugal e Espanha.
Segundo as entidades envolvidas, o investimento assegura o acesso a um ativo de longo prazo, com elevada resiliência e taxa de ocupação próxima de 100%. Com 27.600 m² distribuídos por 14 pisos, a Torre Oriente integra o complexo Torres Colombo e distingue-se pela flexibilidade dos espaços, eficiência energética, certificação LEED e um conjunto de comodidades alinhadas com padrões de sustentabilidade. A sua localização adjacente ao Centro Colombo oferece acessos diretos aos principais eixos rodoviários e transportes públicos, além de ampla oferta de comércio e serviços.
A Sonae Sierra destaca que o edifício possui um portefólio diversificado de arrendatários com presença de longa duração, reforçando a estabilidade do ativo. Uma vez concluída a operação, esta SIGI será o 30.º veículo de investimento lançado pelo Bankinter Investment nos últimos nove anos e o sétimo criado em parceria com a Sonae Sierra, replicando modelos anteriores como a ORES Portugal e a Atrium SIGI.
Alberto Ramos, country manager do Bankinter Portugal, afirma que “esta operação reforça a estratégia de investimento alternativo do Bankinter Investment, permitindo aos clientes o acesso a ativos sólidos, de rendimento estável e potencial de valorização a longo prazo”. Para Vítor Freitas Duarte, da Sonae Sierra, “a transação representa um passo adicional na expansão do negócio de Investment Management e reafirma o compromisso com a gestão de ativos imobiliários sustentáveis e de elevada qualidade”.
A Sonae Sierra gere atualmente cerca de 7 mil milhões de euros em ativos através de 20 veículos de investimento, enquanto o Bankinter Investment soma mais de 5.200 milhões de euros de capital comprometido nos 30 veículos já lançados.







