Benefícios do home office: 7 motivos para trabalhar em casa

Foto de Anna Shvets em Pexels

Os benefícios do home office tornaram-se mais efetivos após os últimos anos e a pandemia da Covid-19. Isso porque houve maior compreensão sobre as diferentes modalidades de trabalho e as empresas começaram a recorrer ao serviço remoto.

Além disso, com a implantação da Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e os serviços de DPO as a service, viu-se a necessidade de regras mais flexíveis para colaboradores, a fim de que as tarefas pudessem ser mais dinâmicas.

Por isso, preparamos este artigo completo para mostrar os principais benefícios do home office e porque ele tem se tornado tão comum em diversas empresas. Saiba mais sobre o assunto e boa leitura!

Afinal, o que é home office?

Antes mesmo de entender os benefícios do home office, é preciso distinguir essa modalidade de trabalho das outras.

Home office é um termo importado do inglês que, para nós, remete ao antigo teletrabalho. Nele o profissional pode executar suas tarefas diárias através de um computador, em sua casa, sem a necessidade de ir até o escritório. 

Os benefícios do home office ficaram conhecidos durante o período de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, e agora estabeleceu-se como uma modalidade de trabalho sonhada por muitos profissionais.

Não existem regras além da execução do trabalho remoto para o home office. Cada empresa tem seu modo de gestão e ferramentas que ajudam o trabalhador a organizar-se consoante os horários e necessidades. 

Foto de Vlada Karpovich em Pexels

Principais benefícios do home office

Os benefícios do teletrabalho são incontáveis e dependem muito de cada trabalhador. Isso porque ele exige muita concentração e disciplina, além de uma organização que separe a rotina doméstica da rotina de trabalho. 

Todo trabalhador tem um pico de produção, e um dos benefícios do home office é não ser atrapalhado na hora que a criatividade ou energia chegam. 

Reserve uma zona confortável, mas estimulante para o seu trabalho, com uma boa mesa e cadeira que favoreçam a sua saúde física também. 

Sempre que tiver uma oportunidade, circule pela casa, mas não se distraia com com aquele sofá aconchegante ou alguma coisa da sua vida doméstica que tem que ser feita. Usufruir dos benefícios do home office depende de si, e eles são muitos. 

Veja a seguir os benefícios do home office que fazem dele um ótimo modelo de trabalho

Maior flexibilidade

Mesmo com as ferramentas de gestão de trabalho que foram, em sua maioria, desenvolvidos durante a pandemia, um dos benefícios do home office mais apreciado, se não o mais, é a flexibilidade de horário

Mesmo trabalhando em horário comercial, a flexibilidade acontece naquela meia hora a mais de sono, ou nas incontáveis horas de trânsito que se perdem dentro de  um carro ou em transportes públicos. Agora pode aproveitar esse tempo com a sua família, por exemplo. 

A flexibilidade de horários dá autonomia para fazer outras atividades que antes eram impossíveis de conciliar com o trabalho. 

Foto de Andrea Piacquadio em Pexels

Qualidade de vida é um dos principais benefícios do home office

Qualidade de vida é um dos fatores mais importantes e isso quer dizer mais tempo para si ou com as pessoas que ama, que é um dos benefícios do home office.

Trabalhar em casa permite passar mais tempo cuidando da sua saúde, do bem-estar da família e da alimentação poupando no tempo desperdiçado nas deslocações e esse é um dos principais argumentos para que esta modalidade de trabalho seja tão apreciada. 

Nada de acordar mais cedo para enfrentar o trânsito. Ao trabalhar em casa pode aproveitar esse tempo para acordar mais cedo e executar uma atividade física, ou um hobbie. 

Quem procura qualidade de vida, procura um dos melhores benefícios do home office. 

Foto de Roman Odintsov em Pexels

Otimização do trabalho

Trabalhar em casa permite uma rotina mais leve e a otimização dos trabalhos mais densos que existem. 

Pode criar uma rotina descontraída vestindo-se de maneira confortável, ou tomando a bebida que mais gosta, de uma maneira mais livre e com isso ajudando na otimização do seu trabalho. 

Também pode estabelecer horários para reuniões, em dias específicos para elas, enquanto nos outros pode focar-se nas atividades que precisam de ser executadas sem a interrupção de terceiros. A otimização do trabalho é um dos benefícios do home office para os colaboradores mas também para as empresas. 

Maior conforto

Todos os benefícios do home office estão ligados a uma vontade: ter mais conforto. Tanto na forma de vestir, quanto na maneira de se comportar. Trabalhar de casa implica estar sempre mais confortável. 

Os escritórios pedem roupas formais, que muitas vezes ficam desconfortáveis, principalmente se você passa longas horas em uma mesma posição. 

Por isso, um dos benefícios do home office é poder trabalhar do modo que se sentir mais à vontade, com roupas leves que não atrapalham a sua movimentação e que proporcionam maior conforto com o clima. 

Foto de Pixabay em Pexels

Redução de custos

Os benefícios do home office não ficam somente para os profissionais, eles também se estendem para as empresas, e o mais conhecido deles é a redução de custos. 

Ter um ambiente de trabalho preparado para aglomeração de profissionais, que garanta o mínimo de bem-estar e de dinâmica em grupo tem custos elevados. 

Por isso, quando os profissionais se viram impossibilitados de irem para as empresas, um dos primeiros benefícios do home office identificados foi a redução de custos. 

Cada profissional custa, além do valor que recebe, os gastos que estão relacionados com o espaço físico da empresa, despesas de água, luz e de internet, material de escritório, entre outros. 

O transporte também é outro ponto importante dos benefícios do home office. Para as empresas que pagam subsídio de deslocação o home office representa uma poupança quer para a empresa quer para o profissional. 

Menos atrasos

O trânsito das grandes cidades é o maior agente causador de atrasos, por isso, ao não precisar de deslocar-se para a empresa acaba por ser também um dos benefícios do home office. 

O trabalhador não precisa acordar horas antes para conseguir deslocar-se para a empresa. No home office alguns minutos de antecedência permitem a organização para começar a rotina de trabalho. 

Nada de atrasos ou de advertências por uma sequência deles. Quem mora longe ou tem atividades entre o trabalho, como levar os filhos na escola, consegue uma rotina muito mais saudável e equilibrada com o home office. 

Foto de Anna Tarazevich em Pexels

Maior autonomia

A autogestão tem sido uma das habilidades mais procuradas em todos os tipos de profissionais, que foi impulsionada durante esse período de implementação em massa do home office. 

O profissional que consegue manter a autogestão equilibrada ganha muito em autonomia, um dos benefícios do home office que mais mudam para melhor o estilo de vida dos trabalhadores. 

Ter autonomia sobre os seus horários de trabalho e conseguir intercalar com rotinas domésticas, como o cuidado com os filhos, melhora a qualidade de vida e o conforto de muitos profissionais.

Essa é uma modalidade de trabalho que gera autonomia e contribui para uma autogestão mais correta e disciplinada. 

Foto de Ken Tomita em Pexels

Conclusão

São incontáveis os benefícios do teletrabalho, mas destacámos os principais para aqueles que ainda estão em dúvida se essa é uma modalidade de trabalho que serve para a sua vida. 

Para usufruir dos benefícios do home office é preciso ter uma capacidade de autogestão aplicada, e colocar a sua qualidade de vida em primeiro lugar. 

Estabeleça horários de trabalho que fazem sentido, reserve um local arejado e iluminado, que garanta o estímulo às atividades que precisa executar, fuja das distrações e obtenha o melhor modelo de trabalho que qualquer profissional poderia desejar. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 2 =