Biocombustíveis avançados ajudam a preservar a natureza

ABA destaca o papel dos biocombustíveis avançados como solução sustentável para proteger ecossistemas e reduzir emissões.

Na foto: Ana Calhôa, secretária-geral da ABA

Assinalando o Dia Mundial da Conservação da Natureza, a 28 de julho, a Associação de Bioenergia Avançada (ABA) destacou a importância dos biocombustíveis avançados como solução concreta para os desafios ambientais atuais. Face ao alerta da Global Footprint Network — que indica que Portugal já esgotou, em maio, os recursos naturais previstos para todo o ano — Ana Calhôa, secretária-geral da ABA salientou a urgência de apostar em fontes de energia mais sustentáveis.

Produzidos a partir de resíduos como óleos alimentares usados, borras de café ou molhos fora de prazo, os biocombustíveis avançados representam uma alternativa responsável aos combustíveis fósseis. Segundo Ana Calhôa, “proteger a natureza exige soluções à altura dos desafios ambientais do nosso tempo. A bioenergia avançada é uma dessas soluções: transforma resíduos em energia limpa, evita o desperdício de recursos e contribui para a preservação dos ecossistemas”.

Além de valorizarem resíduos e reduzirem a poluição de solos e águas, os biocombustíveis avançados são compatíveis com a infraestrutura atual, permitindo uma transição energética mais rápida e acessível. A sua utilização pode ainda reduzir até 97% das emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para as metas climáticas nacionais e europeias.

A ABA defende que a bioenergia avançada não é apenas uma alternativa — é uma necessidade urgente para garantir um futuro sustentável. Ao conjugar inovação tecnológica com responsabilidade ambiental, os biocombustíveis avançados assumem um papel central na proteção da natureza e na promoção de um planeta mais resiliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × five =