BPI lança 19.ª edição dos Prémios EmpreendeXXI

Startups portuguesas de base tecnológica podem candidatar-se até 4 de dezembro aos prémios que distinguem os projetos mais inovadores e com impacto positivo na sociedade e no planeta.

Na foto: troféus dos Prémios EmpreendeXXI

Estão abertas as candidaturas à 19.ª edição dos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI), iniciativa promovida pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha, através da sua divisão DayOne, especializada em empresas tecnológicas e investidores. As candidaturas podem ser submetidas até 4 de dezembro em www.emprendedorxxi.es/pt.

Destinados a empresas de base tecnológica e inovadora com sede em Portugal e atividade iniciada após 1 de janeiro de 2022, os Prémios EmpreendeXXI distinguem projetos que criem valor através da inovação, melhorem a qualidade de vida das pessoas e promovam a sustentabilidade ambiental.

Em Portugal, serão atribuídos dois prémios territoriais, um para a zona Norte e Centro e outro para Lisboa, Sul e Ilhas, com um valor de 6.000 euros cada. As startups portuguesas podem ainda concorrer às categorias setoriais ibéricas, competindo com projetos espanhóis em diferentes áreas de inovação.

A edição deste ano introduz as novas categorias “Desafios do Futuro”, com um total de oito prémios atribuídos a startups que apresentem soluções transformadoras em três domínios:

  • Business Transformation, para projetos que impulsionem a inovação nas empresas e no mercado;
  • Human & Wellbeing, para iniciativas que melhorem o bem-estar físico e emocional;
  • Living Planet, para soluções que contribuam para a transição ecológica e a sustentabilidade.

Cada uma das vencedoras destas categorias receberá 15.000 euros, e serão ainda atribuídas duas menções honrosas de 9.000 euros, nas áreas de Impacto Social e Inovação Disruptiva.

Os vencedores territoriais serão conhecidos no primeiro semestre de 2026, e os galardões ibéricos “Desafios do Futuro” serão entregues numa cerimónia a realizar em Barcelona, a 27 de maio de 2026.

Lançados em 2007 pelo CaixaBank e alargados a Portugal em 2017, os Prémios EmpreendeXXI já atribuíram quase 10 milhões de euros em prémios e programas de apoio, beneficiando mais de 560 startups. Para além dos prémios monetários, os vencedores terão acesso a formação internacional num hub de inovação em parceria com a ESADE, e participarão no Investors Day EmprendeXXI, evento que aproxima empreendedores, investidores e empresas interessadas em inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × one =