Bynd Venture Capital celebra aniversário com investimentos em startups tecnológicas ibéricas

Fundo já alocou mais de 2,5 milhões de euros e prepara novo ciclo de investimentos em Portugal e Espanha com o objetivo de alcançar 30 a 40 participadas.

Na foto: Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd Venture Capital

A Bynd Venture Capital assinala o primeiro aniversário do seu terceiro fundo, o FCR Bynd to Iberia III, com sete investimentos concretizados e mais de 2,5 milhões de euros já aplicados em startups tecnológicas ibéricas. Lançado em maio de 2024, o fundo tem uma dotação prevista de 40 milhões de euros e foca-se no apoio a empresas nas fases pre-seed e seed, com operação em Portugal e Espanha.

Entre as startups já integradas no portfólio do Fundo III estão empresas como a Equall, especializada em soluções de Legal Tech com recurso a inteligência artificial, a CircuitLeap, centrada no desenvolvimento de software para circuitos integrados, e a Noxus, que automatiza processos empresariais com IA. Juntam-se ainda a Mogu, com tecnologia para gestão de agências de viagens, a Dealcar, na área de gestão de concessionários, a Manie, focada em otimização de contratos de energia, e a Uptail, que usa agentes de IA para automatizar vendas através do WhatsApp.

Com mais de 70% do capital já angariado, o Fundo III prepara-se para entrar num novo ciclo de atividade, mantendo a meta de atingir os 40 milhões de euros e projetando a realização de mais 10 a 12 investimentos ao longo do próximo ano. A ambição passa por constituir um portfólio final com 30 a 40 startups, reforçando a presença da Bynd como um dos principais investidores de capital de risco na Península Ibérica.

Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd Venture Capital, destaca que este primeiro ano validou a tese de investimento da gestora, com um ritmo de operação consistente e uma presença ativa nas cidades de Lisboa, Porto, Madrid e Barcelona. “Queremos continuar a identificar talento promissor e a apoiar fundadores com ambição global, através de um acompanhamento próximo e estratégico”, afirma.

O fundo conta com o apoio de investidores institucionais e privados, incluindo entidades como o Fond-ICO, o Grupo Nors e a Caixa Capital, bem como fundadores de startups do portfólio da Bynd. Com uma rede ativa de mais de 400 parceiros e 70 empreendedores, a sociedade de capital de risco continua a apostar numa abordagem centrada nos fundadores e orientada para o crescimento internacional das participadas.

Fundada em 2010 como grupo de business angels e transformada em sociedade gestora de capital de risco em 2015, a Bynd Venture Capital conta com mais de 60 investimentos no histórico e uma equipa especializada com forte presença em Portugal e Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + thirteen =